28 de dezembro de 2013

5 passeios (quase) grátis no Rio de Janeiro

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Está muito enganado quem pensa que para visitar lindos lugares no Rio é preciso estar com muito dinheiro. É claro que, como na maioria dos destinos mais procurados do Brasil, os principais pontos turísticos cobram taxas um pouco mais elevadas para prestar seus serviços. Porém, com uma boa pesquisa, é possível encontrar passeios quase grátis no Rio de Janeiro.

Conheça agora algumas dicas da Quero Passagem sobre o que visitar gastando pouco na cidade maravilhosa!

1 – Museu da Imagem e do Som (MIS)

Inspirada nas famosas ondas do calçadão de Copacabana, a arquitetura do Museu da Imagem e do Som retrata tudo aquilo que existe na identidade carioca. São vários vídeos exibidos durante o dia, assim como maquetes bastante chamativas e interessantes. Tudo ainda está em fase de conclusão, então já se pode imaginar como vai ficar quando o museu estiver pronto.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 19h;
Endereço: Avenida Atlântica, 3432. Copacabana.

2 – Parque Nacional da Tijuca

Amantes da natureza, este é o lugar! Trilhas e estradas naturais fazem do local um dos parques mais visitados de todo o país, com mais de 2 milhões de pessoas por ano que se encantam com as belezas a serem exploradas. O Parque também possui uma pequena sede, onde é possível contratar um guia e aproveitar o que há de melhor no passeio. Com um trajeto de quase 3 horas, a dica é pegar a estrada que vai para as pedras da Gávea ou Bonita. Porém, a mais famosa do parque é a trilha que leva até o Pico da Tijuca.

Parque Nacional da Tijuca

Acesso: pela Barra ou pela Tijuca;
Informações: (21) 2492-2253.

3 – Biblioteca Nacional

Considerada por muitos como uma das melhores e maiores bibliotecas do mundo, a Biblioteca Nacional serve de abrigo para mais de dez milhões de obras. Para os amantes da história, também é possível encontrar mapas dos séculos 15 e 16 e o processo de condenação de Tiradentes. São três andares de muita literatura nacional e estrangeira. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 17h. Sábado e domingo, das 12h30 às 16h30. Já o endereço fica na Avenida Rio Branco, 219, Centro.

4 – Instituto Moreira Salles

Muito contraste entre linhas modernistas do prédio com a paisagem emoldurada pela Floresta da Tijuca. No Instituto Moreira Salles, os visitantes encontram várias exposições fotográficas, assim como um centro musical com biografias e CDs de importantes nomes da música brasileira. Aos amantes da sétima arte: também tem cinema! Do lado de fora do prédio, Burle Marx assina o painel ao ar livre, acompanhado de passeios tranquilos para aproveitar a natureza do ambiente. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 20h. Aos sábados e domingos, das 11h às 20h. Tudo isso se encontra na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.

Instituto Moreiras Salles

5 – Museu de Arte do Rio (MAR)

Um dos pontos turísticos mais recentes da cidade é o Museu de Arte do Rio (MAR), que fica na Praça Mauá, Centro, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Dois prédios vizinhos e de estilos arquitetônicos bem diferentes fazem parte do complexo Porto Maravilha. Possui um incrível mirante para os visitantes, resultado da junção dos dois prédios citados. Obras de Tarsila do Amaral e outros artistas brasileiros estão sempre em exposição no local. A entrada custa R$8, menos na terça-feira, quando se tem acesso gratuito.

Imagens: Timeout, Lauratour.

assine nosso feed

compartilhar