3 de setembro de 2021

5 Patrimônios da humanidade brasileiros

Por: 

Quero Passagem

O Brasil além das incomparáveis belezas naturais, é repleto de lugares que são verdadeiros tesouros e patrimônios da humanidade.

5 Patrimônios da humanidade brasileiros

Há ruínas, sítios arqueológicos, edificações preservadas e ambientes que reúnem grande importância cultural e social, ou seja, contam a história de alguns dos períodos mais importantes da existência.

A UNESCO reconhece 15 Patrimônios Cultural Mundial aqui no país e a Quero Passagem revela 5 delas para você prestigiar e entender a cultura brasileira.

1. Centro Histórico de Salvador

A primeira capital do Brasil tem prédios coloridos em seu centro histórico e foram tombadas como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985. Já o famoso ponto turístico de Salvador, o Pelourinho, preserva importantes traços da arquitetura portuguesa. E as construções dos séculos XVI e XIX é encontrada no centro.

2. Brasília

A cidade é um divisor de águas na história do planejamento urbano. Idealizado por Lucio Costa e os edifícios arquitetados por Oscar Niemeyer, Brasília foi construída do zero no centro do país em apenas 4 anos e, por isso, é considerada um marco do planejamento urbano não só no Brasil, mas no planeta.

3. Paisagens do Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado, a estátua do Cristo Redentor, a praia de Copacabana, o aterro do Flamengo e as colinas que cercam a Baía de Guanabara fazem parte da lista de intocáveis. Os atrativos naturais em conjunção com o urbanismo carioca fazem do Rio de Janeiro uma das cidades mais belas do mundo.

4. Centro Histórico de Ouro Preto

Foi a primeira a receber o título aqui no Brasil. Ouro Preto foi o palco inaugural da Inconfidência Mineira e da corrida do ouro nos anos áureos da mineração no país, no século XVIII. A maior concentração de esculturas barrocas de Aleijadinho, o maior artista do Brasil colonial se encontra na cidade. As igrejas históricas, pontes e chafarizes estão preservadas para que sejam lembrados até os dias atuais.

5. Parque Nacional Serra da Capivara

Um dos lugares mais incríveis do país, está situada no Piauí e abriga milhares de lugares arqueológicos com pinturas rupestres com mais de 25 mil anos. O parque foi aberto para visitação em1979, o local concentra vestígios do homem pré-histórico no Brasil. São mais de 300 pontos de interesse, além de ossadas e objetos milenares, que mostram os costumes do primeiro povo a ocupar o continente.

Você tem interesse em visitar algum desses Patrimônios Culturais da Humanidade? A Quero Passagem tem trechos imperdíveis para você conhecer um pouco mais sobre esses lugares.

assine nosso feed

compartilhar