14 de junho de 2019

6 Museus do Brasil para Conhecer na sua Próxima Viagem

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Em uma viagem ao exterior, é comum visitar e apreciar museus internacionais. Mas, e em nosso próprio país, quantos desses espaços você já conhece? Os museus do Brasil são ricos em história, arte e até mesmo a ciência e tecnologia fazem parte das exposições.

São dezenas de opções em todo o território nacional e que valem muito a pena a visita. Confira alguns dos principais e imperdíveis museus do Brasil para conhecer durante as suas viagens nacionais (ou, quem sabe, na sua própria cidade)!

Museu no Rio de Janeiro: Museu do Amanhã

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

Sabe aquele ditado popular que diz “quem vive de passado é museu”? Pois neste museu do Rio de Janeiro a história é bem diferente.

Fugindo dos padrões de um ambiente que revela o passado ou obras antigas, o Museu do Amanhã é voltado para ciência e traz reflexões interessantes sobre como estamos construindo a sociedade e moldando o futuro do planeta, ou pelo menos os próximos 50 anos.

>> Confira passagens de ônibus para o Rio de Janeiro <<

Com exposições muito interessantes, este é com certeza um dos museus do Brasil imperdíveis e que agrada a todas as idades e perfis de visitantes.

Museu em São Paulo: Museu de Arte de São Paulo – MASP

MASP, São Paulo

Um dos mais importantes e reconhecidos museus do Brasil, o MASP está localizado na capital paulista. O espaço foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, com o intuito de ser o primeiro museu moderno do país.

Projetado por Lina Bo Bardi, o museu de São Paulo possui um acervo impressionante de mais de 10 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros renomados. Ao longo de sua estrutura admirável, que forma um dos cartões postais da cidade, estão exposições permanentes e temporárias. Vale a pena reservar um tempinho para a visita!

Museu em Curitiba: Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer, Curitiba

Também conhecido com o Museu do Olho, o espaço localizado na capital do Paraná foi todo arquitetado pelo renomado Oscar Niemeyer e apenas sua construção impressionante já valeria a visita. Ao todo, conta com cerca de 7 mil obras de artes visuais, arquitetura e design.

>> Confira as melhores opções de passagens aéreas para Curitiba! <<

Com 35 mil m² de área construída, é considerado o maior museu de arte da América Latina, além de ser referência em artes visuais internacionalmente. Reúne obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Andy Warhol e outros, além de fotografias marcantes de Sebastião Salgado e Frida Kahlo.   

Museu em Recife: Instituto Ricardo Brennand

Instituto_Ricardo_Brennand_Recife

Instituto sem fins lucrativos, o museu dentro da cidade de Recife guarda um importante acervo histórico e artístico. A construção é peculiar e lembra um castelo medieval. Dentro dela, estão elementos guardados pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand.

>> Reserve agora sua passagem de ônibus para Recife! <<

Dentre as relíquias, está a maior coleção de armas brancas do mundo, além de uma Pinacoteca, Jardim das Esculturas e exposições temporárias. Grande parte dos objetos presentes no Instituto é do período colonial de ocupação holandesa em Pernambuco.    

Museus em Minas Gerais

Instituto Inhotim – Brumadinho

Instituto Inhotim, Brumadinho

Um dos museus do Brasil mais interessantes, o Instituto Inhotim é o maior espaço de arte ao ar livre da América Latina. Há cerca de 60 km da capital Belo Horizonte, o local permite apreciar a interação entre elementos artificiais – criados pelo homem – e a natureza.

>> Compre sua passagem de ônibus para Inhotim <<

A visita possibilita uma experiência única e imersiva em meio a arte e natureza, percorrendo jardins, lagos, paisagens de florestas, lagos, montanhas e vales. O museu conta ainda com a implementação de novos projetos periodicamente, trazendo transformações no cenário e novas vivências a cada visita.

Museu da Inconfidência – Ouro Preto

Museu da Inconfidência, Ouro Preto

Para quem gosta de história, a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais é um destino imperdível. As próprias ruas e construções por si só já podem ser consideradas um museu a céu aberto.

Contudo, a cidade abriga ainda um dos museus do Brasil com algumas das memórias mais relevantes do período colonial. O Museu da Inconfidência possui um acervo de cerca de 4 mil peças compostas por elementos utilizados nos séculos XVIII e IX. Há ainda obras de arte produzidas por nomes como Aleijadinho, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, entre outros.

Quais museus do Brasil você já conhece? Compartilhe com a gente a sua opinião e mais dicas de lugares para conhecer nos comentários!  

Imagens: Wikimedia Commons, Pexels (Aline Nadai), Flickr (MTur/Renato Soares), Wikipédia, Flickr (MTur/Pedro Vilela), Flickr (MTur/Pedro Vilela)

assine nosso feed

compartilhar