21 de novembro de 2013

Como levar o bichinho de estimação em uma viagem de ônibus

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Você sabia que existem regras específicas caso queira levar seu bichinho de estimação para uma viagem de ônibus? Isso mesmo! Todos nós temos o direito de levarmos nossos bichinhos para onde quisermos, mas vale lembrar que o bom senso é sempre prioridade.

Aproveite o assunto e conheça as dicas da Quero Passagem:

Gatos em viagem de onibus

– Como levar cães e gatos

Quando você está se programando para levar um cão ou um gato para uma viagem de ônibus, é preciso saber que mesmo não sendo exigido o preenchimento da Guia de Trânsito Animal (GTA), ainda assim é solicitado o atestado de saúde do animal. A emissão desse documento deve ser feita no máximo 15 dias antes da viagem, além de ser inscrito por um veterinário no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Importante: todas as vacinas devem estar em dia.

Cada companhia de transporte possui suas próprias regras quando o assunto é esse. Caso o animal seja de pequeno porque, na maioria dos casos é possível transportá-lo em caixas adequadas e bem selecionadas. O tamanho padrão costuma ser de 20 cm de largura, 25 cm de altura e 40 cm de comprimento, garantindo assim total conforto para o animal e sem incomodar os outros passageiros que estão sendo transportados no mesmo veículo.

– Outros animas

As exigências para o transporte de outros tipos de animais variam de acordo com sua espécie ou tamanho. Aves, coelhos, furões e iguanas precisam do preenchimento da GTA – documento dispensado para cães e gatos. Esta guia só pode ser encontrada com um veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura ou pelo órgão executor da defesa sanitária do estado em que a viagem se iniciará. Já no caso de animais silvestres, a autorização deve ser solicitada no Ibama.Animais no ônibus

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o dono deverá realizar a compra de outra passagem ao lado dele, para que assim o animal possa ser transportado com segurança.

Lembre-se: sempre solicite contato com a empresa de transporte para consultar suas dúvidas sobre o assunto. Vise também o total conforto dos envolvidos, seja o animal transportado ou os outros passageiros que estão usando o mesmo serviço.

Agora é só pegar o seu bichinho e curtir a viagem!

Imagens: Caçula de Pneus, Guia Mais.

assine nosso feed

compartilhar