29 de maio de 2015

ANTT atualiza regras de cancelamento e reembolso de passagem

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De acordo com as novas regras estipuladas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres é possível cancelar e pedir o reembolso da passagem rodoviária, sem ter de pagar nenhum centavo por isso, se o passageiro fizer o pedido com pelo menos três horas antes do embarque. Essa é uma das recomendações válidas para clientes de viagens interestaduais e internacionais, em trajetos com duração de mais de 75 quilômetros. A resolução publicada no Diário Oficial da União também prevê melhorias em casos de atrasos durante o embarque. Se o ônibus contratado atrasar mais de uma hora, o passageiro poderá reaver o dinheiro da passagem, na mesma ocasião, ou optar pelo embarque em outra auto viação que disponibiliza serviços compatíveis ao contratado no bilhete. Se o atraso ultrapassar mais de 3 horas, a companhia de ônibus é obrigada a oferecer alimentação e hospedagem, se o atraso forçar o adiamento da viagem no dia estabelecido durante a compra. Passagens de ônibus furtadas ou perdidas podem ser recuperadas no guichê da companhia contratada, através de uma segunda via. Em casos de cancelamento, o usuário pode ter de desembolsar 5% do valor da passagem como multa gerada pela auto viação. Vale lembrar que todas as passagens são válidas por 12 meses.

Passageiro tem direito ao reembolso da passagem.

Passageiro tem direito ao reembolso da passagem.

Remarcar passagem
Uma novidade na resolução e direitos dos passageiros rodoviários deve facilitar bastante na hora de remarcar os bilhetes. Agora, quem reservou a poltrona a uma semana de desistir da viagem pode optar por outro horário de ônibus, considerando que os serviços oferecidos sejam compatíveis com o que já constava na primeira compra. É possível remarcar o bilhete rodoviário e optar por serviço em outra categoria, pagando a diferença das tarifas ou tendo direito à restituição da diferença de preço.

Reembolso
Para recuperar o dinheiro gasto com a passagem é preciso procurar o atendimento da empresa rodoviária até 30 dias depois do embarque. A nova resolução prevê que o dinheiro seja reembolsado no dia do pedido, com o desconto estabelecido legalmente. Quem reservou passagens para fora do país recebe o valor pago com a cotação da moeda do dia.

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