21 de maio de 2019

Como Cancelar, Remarcar ou Pedir Reembolso da sua Passagem de Ônibus? Confira Todas as Regras!

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Por melhor planejada que uma viagem seja, imprevistos sempre podem acontecer. E aí, cancelar ou reprogramar o passeio torna-se inevitável. Porém, será que é possível remarcar ou conseguir o reembolso de passagem de ônibus para não sair no prejuízo?

Quem regulamenta e define as regras para esse tipo de serviço no Brasil é a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. De acordo com a organização, você pode sim remarcar a passagem de ônibus ou pedir o dinheiro de volta, desde que siga algumas especificações.

Para esclarecer todas suas as dúvidas, reunimos as principais regras e dicas importantes sobre a remarcação, cancelamento e reembolso da passagem de ônibus. Confira a seguir:

Remarcação e Reembolso de Passagem de Ônibus

Notas de real

Se, por algum motivo, não for possível realizar a viagem de ônibus, o passageiro pode escolher se vai cancelar ou remarcar o passeio.

No primeiro caso, é necessário solicitar o reembolso da passagem com no mínimo 3 horas de antecedência do horário previsto para o início da viagem. Dessa forma, a companhia tem o direito de reter apenas 5% do valor da tarifa (a título de comissão de venda e multa compensatória), devolvendo 95% do dinheiro desembolsado pelo cliente.  

Contudo, se o passageiro realizar o cancelamento faltando menos de 3 horas para o embarque, a empresa pode cobrar até 20% para realizar o reembolso da passagem.

A devolução do valor pago deve ser compatível com aquele praticado na data da restituição do pagamento e não no momento da compra. No caso de viagens internacionais, também é válido o valor da cotação no dia.

Para remarcar a passagem de ônibus, as mesmas regras a respeito do prazo de antecedência são aplicáveis, ficando a critério da companhia cobrar a porcentagem ou não. Várias delas não cobram nada para a remarcação, se solicitada em até 3 horas antes do embarque. Verifique a regulamentação da empresa no momento da compra.

Mas, se o pedido for feito com menos de 3 horas da viagem ou se o passageiro chegar atrasado para o embarque, a empresa pode cobrar até 20% para remarcar a passagem.

Além disso, o reagendamento deve ser feito para uma viagem de ônibus com o mesmo trajeto daquele que foi comprado. Caso haja alterações, a companhia tem o direito de cobrar a diferença.

Validade da Passagem de Ônibus

A passagem de ônibus possui validade de 1 ano a partir da data da compra. A remarcação ou transferência de passageiro deve ser realizada para uma viagem dentro deste período.

Atrasos e Cancelamentos por Parte da Companhia de Ônibus

Pessoas esperando na rodoviária

Se o atraso ou cancelamento ocorrer por culpa da companhia de transporte rodoviário, o passageiro não deve sofrer qualquer prejuízo. A empresa será responsabilizada e terá que tomar as providências cabíveis de acordo com o tempo de espera do passageiro:

– Atraso de até 1 hora: a companhia providenciar embarque sem custo adicional em outra empresa de transporte que faça o mesmo percurso e com serviço equivalente, reembolsar integralmente o passageiro, ou reaver a viagem na própria companhia de transporte.

– Atraso de mais de 3 horas ou overbooking (quando a companhia vende mais passagens que lugares disponíveis no ônibus): a empresa deve oferecer alimentação e hospedagem aos passageiros.  

Como Cancelar a Passagem de Ônibus ou Remarcar a Viagem

 Guichê de atendimento na rodoviária

Para remarcar a viagem ou cancelar a passagem, o passageiro deve se dirigir ao guichê de atendimento da companhia, respeitando o horário de atendimento divulgado e afixado em local visível.

Em ambos os casos, a empresa pode cobrar uma porcentagem do valor da tarifa, dependendo do prazo de antecedência que o passageiro se apresentou.

Para o cancelamento e reembolso da passagem, é necessário preencher um formulário fornecido pela transportadora, que terá 30 dias para efetuar a devolução do dinheiro. Na ausência do formulário, a restituição do pagamento deve ser feita imediatamente e em espécie.

A remarcação da passagem pode ser feita antes ou após o embarque, no caso do passageiro ter se atrasado para o embarque.

> Veja Também: Vantagens e Desvantagens de Viajar de Ônibus e Avião

Como Transferir a Passagem de Ônibus

Outra possibilidade para quem não vai conseguir realizar a viagem conforme planejado, é a transferência da passagem para outra pessoa. Não é cobrada nenhuma taxa para realizar a troca.

Para transferir, é necessário ir até o guichê da companhia de transporte com os documentos originais do portador da passagem e do novo passageiro.  

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Imagens: Flickr (Adriano Makoto Suzuki), Flickr (Arcadiuš), Wikipédia.

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