26 de julho de 2019

7 Coisas que Você Descobre ao Fazer um Mochilão pelo Brasil

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Homem fazendo mochilão pelo Brasil

Sair com uma mochila para viajar pelo território nacional não é muito comum, principalmente entre os brasileiros. Contudo, fazer um mochilão pelo Brasil pode ser uma experiência incrível e inesquecível. 

Além de vantagens como economizar nas passagens, nosso país conta com mais de 8 milhões de km² repletos de belezas naturais, muita cultura, histórias e vivências que você não encontra em nenhuma outra parte do mundo. 

Ficou curioso? Separamos 7 aprendizados que um viajante adquire ao fazer um mochilão pelo Brasil. Confira! 

1. O Brasil é um País Enorme

Você provavelmente já sabe que o Brasil possui dimensões continentais. Porém, há quem diga que só se dá conta desta informação quando você resolve visitar as diversas regiões do país. 

Ir do sul ao norte do Brasil, por exemplo, é o mesmo que atravessar dezenas de países Europeus. Por isso, a dica é reservar bastante tempo para a viagem e ir com calma, conhecendo bem cada canto desse país gigantesco. 

Além disso, você pode fazer um roteiro com paradas menos espaçadas e optar por viajar de ônibus para economizar e ir apreciando o visual das paisagens lindas pelo caminho. 

2. Diversidade e Muita Cultura 

Boi-bumbá: Diversidade cultural

Ainda mais impressionante que a imensidão do Brasil é descobrir que outra região dentro do mesmo país é completamente diferente daquela que você vive. São diversas mudanças: climática, cultural, gastronômica, étnica e, até mesmo, na linguagem utilizada.

Um mochilão pelo Brasil pode te levar de praias a florestas densas, do calor de 40ºC até temperaturas abaixo de zero, de cidades que preservam a cultura dos povos colonizadores às regiões dos povos indígenas que resistem para não deixar as suas tradições morrerem. 

Ou seja, se você quer conhecer a diversidade em apenas um país, faça um mochilão pelo Brasil!

3. O Povo mais Acolhedor e Simpático desse Mundão

Essa é uma característica típica do povo brasileiro, mas que não costumamos reparar quando estamos imersos na nossa vida cotidiana. 

Quem já viajou para o exterior terá essa visão ainda mais perceptível ao fazer um mochilão pelo Brasil. A verdade é que as pessoas daqui são muito acolhedoras com visitantes de qualquer parte do mundo e estão sempre dispostas a ajudar. 

Aliás, uma proposta: que tal começar a reparar isso, seja em uma viagem pelo Brasil ou mesmo na sua cidade?

4. A Gastronomia do Brasil é tão Diversificada Quanto o Povo

Vatapá: Prato típico do Brasil

Para você que adora fazer um tour gastronômico, o Brasil é literalmente um prato cheio! 

Com tanta diversidade em território nacional, a culinária de cada canto do país é uma atração à parte. Existem alimentos típicos e abundantes no norte do país que você não encontra em nenhuma outra região, pelo menos não da mesma forma, como o açaí, o cupuaçu, o tucumã, o taperebá, entre outros. 

Dá para experimentar pratos totalmente diferentes de norte a sul do país. 

Para quem não gosta de experimentar novos paladares, fique tranquilo! Pode ter certeza que irá encontrar o típico feijão com arroz em todos os cantos do Brasil.

5. Fazer um Mochilão pelo Brasil não é Perigoso Como se Pensa

Claro que não podemos dizer que não existe violência no Brasil e que este é o local mais seguro do mundo. 

Porém, tomando alguns cuidados básicos (que você muito provavelmente já tem na sua cidade mesmo) é possível viajar por todos os cantos do país diminuindo riscos de assaltos e outros perigos. 

Por isso, não deixe que o medo te impeça de viver experiências incríveis pelo país! 

6. O Português Brasileiro e seus Sotaques

Viajar de mochilão pelo Brasil é também uma forma de perceber como a língua tem suas variantes em cada um dos cantos. 

Cada um dos povos é conhecido carinhosamente por seu sotaque característico. Além disso, as regiões também possuem suas particularidades no vocabulário, que pode variar totalmente de um canto para o outro. 

Um bom exemplo é o tubérculo, que pode ter três variantes: mandioca, macaxeira ou aipim. 

7. E Brasileiro Tem Cara de Quê? 

Rostos Brasileiros

Toda essa diversidade que o Brasil possui vem da mistura de povos que temos por aqui desde a época da colonização. A mescla é tanta que não é possível encontrar uma característica para descrever fisicamente as pessoas que vivem por aqui. 

Ou seja, você pode encontrar brasileiros com as mais diversas feições e isso é completamente normal e lindo, não é mesmo?

E você que já ou fez ou gostaria de fazer um mochilão pelo Brasil, possui mais características típicas do nosso país para acrescentar nessa lista? Deixe o seu comentário! 

Imagem: Unsplash (Kace Rodriguez), Flickr (Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania), Wikipédia, Wikimedia Commons 

assine nosso feed

compartilhar