22 de agosto de 2016

As Cidades Históricas mais Incríveis do Brasil para Conhecer Já

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Quando falamos em turismo e viagens, já imaginamos belas praias ou grandes cidades, não é mesmo? Mas, que tal aliar o passeio e as férias com uma boa dose de aprendizado e cultura?

Visitar as cidades históricas do Brasil é viajar pelos séculos passados, conhecer charmosas construções antigas, incríveis monumentos ornamentados com ouro e até fazer passeios de charrete. Embarque em uma viagem pela história do país com a lista de destinos históricos brasileiros que preparamos para você. Confira!

Ouro Preto – Minas Gerais

Ouro Preto

Ouro Preto

Um dos lugares mais lembrados quando falamos sobre cidades históricas, Ouro Preto está localizada no estado de Minas Gerais e, os apaixonados pela arte e história do Brasil, não podem deixar de passar por lá. O município abriga diversas igrejas e museus moldados a partir da arquitetura barroca e obras-primas de Aleijadinho – famoso artista do estilo- como a Igreja de São Francisco de Assis.

ouro-preto-minas-gerais-sao-francisco-assisPassagens de ônibus para Ouro Preto

Ouro Preto foi o primeiro local do Brasil a ser considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1980. Rico em história, o município também foi palco da Inconfidência Mineira e a região fez parte do Ciclo do Ouro (dando origem ao nome da cidade), por isso, não deixe de incluir as minas em seu roteiro. Tudo isso combinado a uma bela paisagem, cercada por rios, cachoeiras e montanhas nos arredores.  Visitar a cidade é como fazer uma viagem no tempo!

Tiradentes – Minas Gerais

tiradentes-minas-gerais-charreteTiradentes é pequena, mas cheia de charme. Para conhecer melhor essa cidade mineira e embarcar em uma viagem pelo século XVIII, pegue carona no passeio de charrete pelas ruas de pedras e admire pelo caminho o misto da bela paisagem com as construções típicas das cidades histórias de Minas Gerais, dos anos 1700.

tiradentes-minas-gerais-matriz-santo-antonioPassagens de ônibus para Tiradentes

No trajeto, você ainda vai encontrar museus e igrejas barrocas, como a Matriz de Santo Antônio, ornamentada em ouro. Também é possível fazer trilhas e visitar cachoeiras na região, ou então viajar de Maria Fumaça até a cidade vizinha, São João Del Rei. Além disso, Tiradentes sedia um Festival de Cultura e Gastronomia, que acontece anualmente na cidade.

Paraty – Rio de Janeiro

paraty-rio-de-janeiroLocalizada no litoral sul do Rio de Janeiro, Paraty, além de história, possui belas praias e um porto, por onde eram escoados o ouro e as pedras preciosas extraídas em Minas Gerais no século XVIII. Com o fim do Ciclo do Ouro, a cidade ficou esquecida, preservando a arquitetura da época. Hoje é considerada Monumento Histórico Nacional.

paraty-rio-de-janeiro-charretePassagens de ônibus para Paraty

Nas ruelas estreitas do centro histórico, os carros são proibidos. Mas, a vantagem disso, é poder passear com calma, admirando as obras antigas. Trilhas com belas paisagens e o passeio de barco pela Baía de Paraty completam o roteiro. Eventos de arte e cultura fazem parte do calendário da cidade e a gastronomia não fica para trás.

Salvador – Bahia

salvador-bahiaA primeira capital do Brasil fundada em 1549 e possui construções datadas desde o século XVI. Ou seja, além do estilo barroco característico da maioria das cidades históricas do Brasil, Salvador também abriga monumentos com arquitetura renascentista. Muitos deles são considerados hoje Patrimônio Nacional e Patrimônio Mundial pela UNESCO.

salvador-bahia-pelourinhoPassagens de ônibus para Salvador

Um dos principais lugares a ser visitado é o Pelourinho – lugar onde os escravos eram castigados. Localizado em praça pública e cercado de construções históricas, o Pelourinho deu nome a um bairro da capital baiana, onde é possível voltar no tempo – direto para século XVII – por conta de sua arquitetura.

Recife – Pernambuco

recife-pernambucoUma das cidades mais antigas do país, Recife já foi redução jesuítica e teve influência holandesa. É só fazer um passeio pelo bairro “Recife Antigo” para perceber e admirar as construções que permanecem desde o século XVI. Entre elas está a Capela Dourada, uma bela igreja coberta por ouro em seu interior. Faça um passeio a pé para aproveitar e admirar melhor as obras do período colonial.

recife-pernambuco-marco-zeroPassagens de ônibus para Recife

Aproveite para conhecer o Marco Zero na Praça Rio Branco, um monumento que marca o início da história da cidade. Além deste ponto localizado à beira-mar, a capital pernambucana também é conhecida por suas belas praias e o típico Carnaval nordestino.

E você, gostou das dicas ou tem outra boa sugestão de cidade histórica para conhecer no Brasil? Comente!

Imagens: Trekearth, Fanshare, Booking, Learnliving, Ziper Chique, Weibo, Skyscrapercity, Wikipedia.

assine nosso feed

compartilhar