30 de abril de 2014

Cinco passeios históricos no Rio de Janeiro

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Quem visitará o Rio de Janeiro já deve ter uma noção das atrações que irá encontrar: o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Maracanã, as belas praias e muito mais! Porém, existem também monumentos que representam a gênese cultural e política brasileira, e eles ainda são parte fundamental de sua paisagem. Conheça agora cinco passeios históricos no Rio de Janeiro e se prepare para se surpreender com o conteúdo e a arquitetura local! A conclusão é certa: conhecer a parte histórica do Rio pode ser tão atrativo quanto visitar Ipanema ou Copacabana.

1 – Museu Histórico Nacional

São mais de 500 anos de história retratados nos corredores do Museu. Tal instituição foi criada em 1922 e fica localizado ao lado da Baía de Guanabara, para comemorar, ainda na época, a Independência do Brasil. São mais de 350 mil itens separados em três prédios: o Forte de Santiago (construído no começo do século 17 para a defesa da cidade), a Casa do Trem (que guardava material bélico destinado ao mesmo objetivo) e o Arsenal de Guerra (onde, a partir do século 18, começou a fabricar-se armamentos e munições).
Horário de funcionamento: Das 10h às 17h30 (de terça a sexta) e das 14h às 18h (aos sábados, domingos e feriados).

Museo historico nacional

2 – Paço Imperial

Localizado na famosa Praça XV, o edifício do Paço Imperial possui um dos principais palcos de encenação da história do Brasil. Além de já ter sido palácio dos vice-reis de Portugal, residência da família real, sede do governo real e sede do departamento de Correios e Telégrafos, no local também aconteceram vários fatos importantes da história do Brasil, como declaração de D. Pedro I do “Dia do Fico” e a assinatura da Lei Áurea. Atualmente, é possível encontrar várias exposições de arte, apresentações musicais e peças de teatro.

3 – Biblioteca Nacional

São cerca de nove milhões de volumes que fazem da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro o maior acervo bibliográfico da América Latina. Além disso, a Unesco já a declarou como uma das dez principais bibliotecas do mundo. Várias joias podem ser encontradas por lá, assim como a realização de passeios guiados e por preços simbólicos.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 20h.

 

4 – Quinta da Boa Vista

Pra quem gosta de tranquilidade e paz de espírito, a Quinta da Boa Vista está disponível de terça a domingo, das 10h às 16h. São vários jardins bem arborizados, com o palácio ao redor, totalmente no estilo neoclássico. Por lá também se encontra o Museu Nacional do Brasil, um dos mais ecléticos centros culturais do Rio. Assuntos como antropologia, arqueologia e muitos outros também são abordados em seus itens.

Quinta da Boa Vista

5 – Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Essa é para quem gosta de tirar várias fotografias de paisagens, pois a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro oferece lindas visões da Cidade Maravilhosa para todos os seus visitantes. Além disso, a arquitetura lusitana pode ser contemplada com muito sucesso, junto aos azulejos pintados em Portugal, pilastras de cantaria e um altar dourado que sustenta a santa que dá o nome à igreja. Aproveite o mirante do local!

Gostou? Aproveite a Copa do Mundo e conheça o lado histórico do Rio de Janeiro!

Imagens via Museu Histórico Nacional: MHN e Solvang.

assine nosso feed

compartilhar