30 de julho de 2019

Classe Econômica, Executiva ou Primeira Classe? Conheça as Diferenças!

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Foi-se o tempo em que viajar de avião era uma maneira dispendiosa e complicada de se locomover entre destinos. Atualmente, com o advento das tarifas aéreas promocionais e com algumas dicas práticas, é possível passear de maneira confortável e sem pagar caro.

Em alguns trechos, as companhias aéreas dividem as cabines da aeronave em três compartimentos básicos para passageiros. Além de oferecerem passagens a preços variados, as classes oferecem diferentes benefícios, como poltronas mais espaçosas, alimentação gratuita, entre outros.

Quer decidir se escolhe um assento na classe executiva, no voo de primeira classe ou na econômica? Ou, ainda, a diferença entre classe econômica, executiva e primeira classe? 

Continue acompanhando o post e saiba mais!

Classe Econômica

Poltronas em classe econômica

Também conhecida como padrão ou standard na hora de comprar o bilhete de viagem, a classe econômica é utilizada frequentemente pela maior parte dos viajantes, principalmente em viagens nacionais. 

As passagens do padrão econômico são as mais baratas do mercado e, consequentemente, são as que oferecem o serviço mais básico para uma viagem. 

As poltronas são do tamanho padrão, reclinam minimamente e a distância entre elas pode variar de 43 a 82 cm. Esse espaço que pode ser tranquilo para uma viagem curta, porém, um pouco desconfortável para voos mais longos. Se você tem pernas compridas, também pode encontrar transtornos por aqui. 

Já as refeições oferecidas na classe econômica podem variar de acordo com a companhia aérea, a distância e o tempo de viagem. Em geral, são servidas em horários pré-determinados. Algumas empresas cobram um valor à parte para refeições a bordo. 

A passagem econômica possui ainda limitações para a quantidade de bagagem permitida

Classe Econômica Premium

Poltronas em classe econômica premium

Semelhante à classe econômica básica, a opção premium oferece algumas regalias, como mais espaço para as pernas e poltronas mais confortáveis. 

Os benefícios podem não ser os mesmos para a classe de passagem em diferentes companhias aéreas. Em alguns casos, é possível encontrar itens diferenciados no cardápio e maior franquia de bagagem

O preço da classe econômica premium é um pouco mais elevado, mas ainda está longe dos valores praticados na classe executiva. Isso torna essa uma boa opção para quem busca um pouco mais de conforto pagando menos.

-> Veja Também: 9 Crenças sobre Viajar de Avião para Desmistificar Já!

Classe Executiva

Poltrona em classe executiva

Para quem preza por conforto, essa é uma excelente opção. Os valores são mais altos, porém, a diferença entre a classe econômica e a executiva também é enorme em termos de benefícios. 

As vantagens já podem ser observadas antes mesmo do voo, com atendimento e embarque prioritário, salas de espera exclusivas, entre outras regalias oferecidas pelas diferentes companhias aéreas.  

A bordo, o viajante de classe executiva se beneficia de poltronas ergonômicas, mais espaçosas e reclináveis. Conta, também, com maior variedade no cardápio e atendimento diferenciado. 

Outro diferencial é a flexibilidade nas datas e horários dos voos, itens que podem ser modificados sem a cobrança de taxas extras. O aumento no limite de bagagem também é uma regalia da classe executiva. 

Primeira Classe

Espaço privativo da primeira classe em avião

Um voo de primeira classe se destaca principalmente pelo luxo oferecido pelas companhias aéreas em viagens desse padrão. 

No entanto, nem todas possuem o serviço, e algumas optam apenas pela classe executiva. No Brasil, por exemplo, só é possível viajar de primeira classe se você realizar uma viagem internacional.

Os passageiros que optam por esse padrão de viagem podem desfrutar de um espaço exclusivo durante o voo, com poltronas ainda mais espaçosas e sofisticadas, que reclinam a ponto de se assemelhar a uma cama. Ou seja, superconfortável. 

Além disso, as companhias aéreas fornecem travesseiros e cobertas para aqueles que desejarem. O atendimento a bordo é distinto e exclusivo. As refeições costumam ser preparadas por chefs de cozinha e o cardápio de bebidas é variado e sofisticado, estando à disposição do passageiro durante todo o voo. 

Assim como na classe executiva, quem viaja na primeira classe possui embarque prioritário e atendimento diferenciado, com um salão exclusivo para esperar o horário do voo. 

Contudo, toda essa diferenciação possui preços bem mais altos

Agora que você conhece a diferença entre as classes econômica, executiva e a primeira classe, basta escolher aquela que mais se adequa ao seu estilo! 

Confira os preços no site da Quero Passagem e conte qual a sua classe de voo preferida nos comentários abaixo!

Imagens: Wikimedia Commons, Wikipédia. 

assine nosso feed

compartilhar