13 de julho de 2018

9 Dicas Simples de Como Economizar para Viajar em Família

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Viajar em família é sinônimo de lembranças para vida toda, mas nem sempre realizar esse sonho é uma tarefa fácil. Uma viagem em família requer um bom planejamento não apenas do roteiro, mas, acima de tudo, exige um bom planejamento financeiro.

Como economizar para viajar é, sem dúvida, uma das maiores dificuldades de quem deseja arrumar a mala e partir rumo à diversão, mas não é uma tarefa impossível.

Pensando nisso, reunimos aqui umas dicas de como juntar dinheiro para viajar em família. Confira!

Planeje os Gastos

O primeiro passo é fazer um planejamento de todos os gastos da viagem. Decida em que tipo de hospedagem sua família gostaria de ficar (e procure alternativas mais em conta), os passeios que deseja fazer, qual será o gasto com transporte – uber, aluguel de carro, transporte público -, qual o valor médio de uma refeição no destino, etc.

Todos esses fatores devem ser levados em consideração na hora de estudar os gastos e é apenas planejando as despesas que você saberá quanto será necessário poupar.

Aqui uma boa dica é colocar uma margem mínima de 15% a mais dos gastos previstos. Assim, caso aconteça uma emergência, sua família terá uma reserva.

Elimine os Supérfluos

Agora que as despesas da viagem estão definidas é hora de começar a poupar! E a primeira coisa a ser fazer é eliminar os gastos supérfluos do dia a dia.

Isso significa que sua família deve observar o que é realmente necessário no cotidiano e o que são pequenos prazeres que podem ser dispensáveis. Isso inclui, por exemplo, sobremesas todos os dias após o almoço, uma ida à manicure toda semana ou happy hour com os amigos de sexta a domingo.

Comece a Poupar com Antecedência

Quanto mais cedo você começar a juntar dinheiro para viajar, melhor. Se você economiza com antecedência, menos cortes de gastos você precisará fazer e mais rápido você terá a quantia necessária.

Além disso, quando começamos a economizar com antecedência, mais chances temos de fazer sobrar um dinheirinho extra.

Faça mais Refeições em Casa

Outra boa dica de como economizar para viajar é fazer refeições em casa.

Comer em restaurantes sai muito mais caro do que preparar refeições. Imagine o quanto você economizará se começar a cozinhar.

Para aqueles que não sabem como pilotar um fogão, essa é uma ótima hora para aprender e você ainda pode fazer disso uma atividade em família.

Não Deixe as Economias na sua Conta Corrente

Deixar as economias na conta corrente pode ser uma cilada, pois sempre que olharmos nosso extrato vamos ver uma quantia que não corresponde a nossa disponibilidade real para o dia a dia. Por isso, separe o dinheiro da viagem do seu dinheiro rotineiro para não correr o risco de gastá-lo.

Fique de Olho nas Promoções de Passagem

Viajar com toda a família é sempre um grande gasto, principalmente com passagens. Assim, cadastre-se em sites que enviam alertas de promoções e fique de olho, pois você nunca sabe quando uma boa pechincha vai aparecer.

Além disso, mantenha-se atento a todos os meios de transporte possíveis – viagens de ônibus, carro, avião, trem e, por que não, navio?!

Organize a Casa

Organizar a casa pode parecer não ter nada a ver com economizar dinheiro para viajar, mas a verdade é que, quando temos uma casa, uma despesa e um guarda-roupa arrumados, conseguimos ver exatamente o que possuímos e a quantidade do que temos.

Isso significa que ficamos menos propensos a fazer compras desnecessárias.

Desapegue

Desapegar é um bom exercício para vida e para quem deseja economizar para viajar. Pegando a dica anterior, ao manter uma casa organizada, você vai perceber exatamente quais objetos você e sua família realmente usam e quais objetos estão encostados levando poeira.

Assim, observe o que não é mais útil e coloque à venda. Hoje existem vários sites que ajudam nessa tarefa.

Saia Menos de Carro

Combustível é um item que consome uma generosa parte do nosso salário. Dessa forma, experimente sair menos de carro e opte por outras opções de locomoção, seja os transportes públicos ou mesmo uma bicicleta.

Aqueles que optarem pedalar para o trabalho ainda tem a vantagem de aproveitar o deslocamento casa/trabalho para se exercitar e se manter saudável, além de ajudar poluir menos o planeta – você só sai ganhando!

Qual a sua dica de economia para poupar dinheiro e fazer uma viagem em família? Conte para gente nos comentários!

Imagens: Pexels, Pxhere, Manual do Homem Moderno

assine nosso feed

compartilhar