20 de setembro de 2017

Saiba quais as Regras para Crianças Viajarem Sozinhas de Ônibus

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Famílias com crianças costumam ter as mesmas dúvidas quando o assunto é viajar com os pequenos. Qual o valor do assento para menores de idade e quais as regras para a criança viajar sozinha são apenas algumas das informações mais procuradas. E existem certos cuidados e detalhes que devem ser levados em consideração.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem pretende embarcar crianças desacompanhadas. Saiba quais procedimentos devem ser seguidos, incluindo documentações, autorizações e medidas básicas de segurança. Confira a melhor maneira para a criança viajar sozinha de ônibus!

Neste artigo você vai encontrar:

  • Documentação necessária para criança viajar sozinha de ônibus;
  • Como organizar a bagagem para o menor viajar sozinho;
  • Dicas de lanches para a criança levar na viagem;
  • Roupas para viajar de ônibus;
  • Dicas de distração para viagem de crianças desacompanhadas;
  • Valor da passagem de ônibus para menor de idade.

Documentação

O primeiro passo para começar a viagem é saber exatamente qual a documentação necessária para o embarque no ônibus. São consideradas crianças as pessoas com até 11 anos de idade, enquanto adolescentes se encontram entre os 12 e 17 anos.

As crianças desacompanhadas ou acompanhadas por alguém sem grau de parentesco precisam de autorização dos pais ou responsável legal para viajarem sozinhas. Além disso, elas devem ter um documento de identificação com foto ou até mesmo a certidão de nascimento. Essa autorização de viagem para menor pode ser encontrada na rodoviária, no cartório ou no Juizado de Menores.

Após os 12 anos, o adolescente pode viajar sozinho para qualquer destino do Brasil, sem precisar da autorização de viagem para menor de idade. Basta ter em mãos um documento de identificação atualizado e com foto.

Bagagem

Para a criança viajar sozinha de ônibus ela precisa levar alguma bagagem, mas nada que seja pesado. Escolha uma mochila que a criança consiga carregar com tranquilidade. Organize os itens dentro dela e verifique o peso. Para o lanche, a opção é utilizar uma lancheira ou ainda algum compartimento da mochila.

Lanches

Uma dica essencial para quem procura embarcar uma criança para viajar sozinha de ônibus é a alimentação. Prepare lanches, com frutas, sanduíches, sucos e água para a criançada. Isso evita que elas precisem descer nos pontos de parada, contribuindo para sua segurança dentro do ônibus.

Roupas

Outro ponto importante são as roupas: escolha peças confortáveis e, de preferência, mande uma pequena coberta com a criança. Algo que ela consiga carregar depois ou guardar na mochila. O ar-condicionado dos ônibus de viagem costuma ser forte, então, garanta um trajeto tranquilo e aconchegante para o passageiro.

Diversão

A melhor maneira para a criança viajar sozinha é ela se divertir com a situação. Selecione livros infantis, gibis ou brinquedos para que a criança fique entretida durante o trajeto. Fones de ouvido também são uma ótima pedida para adolescentes desacompanhados.

Celular

Se possível, deixe a criança com um celular para emergências. Procure escolher um modelo básico, para não chamar muita atenção e certifique que ele está com a bateria carregada. Peça para enviar mensagens durante a viagem de ônibus e anote os números dos contatos mais importantes para a criança.

Valores

Segundo as normas da ANTT, crianças de até 5 anos de idade podem viajar de ônibus gratuitamente, desde que não ocupem um assento. Sendo assim, devem ser carregadas no colo. Caso contrário, o valor da passagem é cobrado normalmente.

Dica Extra

A autorização nacional de viagem para menor que pretende viajar de ônibus sozinho deve ser adquirida com antecedência. Assim, você evita inconvenientes e garante uma viagem tranquila para a criança ou adolescente.

Gostou de saber mais sobre como as crianças podem viajar sozinhas? Deixe um comentário!

Imagens: Skyscanner, Itodas, Ceské aerolinie.

assine nosso feed

compartilhar