23 de março de 2019

7 Segredos que Nunca te Contaram sobre Viajar de Avião

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Avião na pista de decolagem à noite

Todo mundo já ouviu falar que é mais seguro viajar de avião do que de carro ou ônibus, por exemplo; pelo menos, é o que apontam os estudos.

E como a maioria das pessoas não utiliza esse meio de transporte com tanta frequência, é normal que existam algumas curiosidades a respeito dos procedimentos de voo, ainda mais se for a primeira viagem de avião.

Se você sempre quis saber quais são as principais regras das companhias aéreas e os segredos da tripulação, confira a seguir a lista que preparamos com dicas e informações interessantes para você ficar por dentro antes da sua próxima viagem de avião!

Curiosidades sobre seu Voo

1- É Melhor Levar um Casaco

Sabe aquele friozinho que você já passou durante uma viagem longa de ônibus? Acredite: durante o voo, o interior dos aviões é muito mais gelado do que isso!

Mas, existe uma explicação: em temperaturas mais quentes, as chances dos passageiros apresentarem hipóxia – condição que faz a pessoa desmaiar por falta de oxigênio – seria muito maior. Para evitar esse tipo de situação, as companhias preferem deixar a temperatura interna das aeronaves mais fria após a decolagem.

2- Voar Sempre no Escuro

Na pior das hipóteses, se durante um voo noturno fosse necessário evacuar o avião, seria melhor para todos os passageiros já estarem com a visão acostumada ao escuro, certo?

Esse é o motivo pelo qual as companhias adotam o procedimento de apagar as luzes no momento da aterrissagem.

3- Classe Econômica: Barato e Seguro!

Produtos ou serviços que custam mais barato geralmente têm fama de terem qualidade inferior aos demais. Sempre que algo é adquirido numa promoção, por exemplo, é comum avaliarmos minuciosamente antes de efetuar a compra para ter certeza que não é uma furada.

Mas, no caso de compras de passagens aéreas, isso é diferente. As acomodações da classe econômica podem até não ser tão confortáveis, mas estatisticamente falando, estudos dizem que há mais chances de sobreviver a um acidente aéreo estando na parte traseira da aeronave.

Comissário de voo servindo passageiros do avião

4- Nem sempre o Lanche é Gratuito

Cenas de voos em filmes sempre mostram os passageiros ganhando lanchinhos apetitosos e até mesmo refeições bem elaboradas.

Infelizmente, na vida real não é bem assim. Com o intuito de cortar gastos, as companhias aéreas brasileiras vêm diminuindo cada vez mais as opções de snacks gratuitos durante as viagens, principalmente em voos nacionais.

Alguns serviços de bordo ainda incluem a distribuição de bolachinhas simples e bebidas, mas não se espante se no decorrer do seu voo a única oferta for água. Porém, a maioria das companhias oferece um menu para a compra de lanches e bebidas.

>> Leia também: 8 Perguntas Frequentes sobre Viajar de Avião

5- Os Pilotos comem Refeições Diferentes

É uma regra que, quando explicada, faz bastante sentido. A comida servida ao piloto e ao copiloto obrigatoriamente tem que ser diferente uma da outra porque, caso exista algum tipo de contaminação em uma delas, o risco da outra refeição também estar infectada é muito menor.

Ninguém iria querer que as duas pessoas de maior responsabilidade pela segurança de um voo passassem mal ao mesmo tempo, não é mesmo?

Curiosidades sobre as Aeronaves

6- Aviões são Atingidos por Raios

Sim! Aviões em pleno voo são atingidos por raios e isso é normal! Mas não precisa entrar em pânico – na maioria das vezes, a descarga elétrica entra por um ponto e sai por outro sem causar danos.

Isso ocorre por causa da fuselagem metálica, que conduz eletricidade pelo lado externo sem afetar a parte de dentro.

7- Seu Celular não vai Derrubar o Avião

Essa é uma das lendas mais populares sobre viagens de avião. A parte verdadeira dessa história é que sim, as companhias aéreas adotaram como regra que a tripulação peça a todos os passageiros que desliguem seus aparelhos eletrônicos durante o voo, pois pode haver interferência com o sistema do avião.

Acontece que, hoje em dia, as aeronaves já estão equipadas com sistemas complexos, preparados para lidar com o sinal de interferências eletrônicas em pleno voo. Com isso, não é algo com qual você precise se preocupar.

Conhece mais alguma curiosidade sobre viagem de avião? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: StockSnap (Pixabay) e Tstrong20 (Pixabay)

assine nosso feed

compartilhar