20 de outubro de 2013

Curitiba elege ônibus de viagens como principal solução para trânsito

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Curitiba ônibus viagens solução

Uma pesquisa de satisfação popular sobre ônibus de viagens realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas com 700 moradores da cidade de Curitiba no Paraná revelou que a maior parte da população considera o coletivo como o principal solução para melhorar o trânsito na cidade. Apesar de hoje em dia o transporte coletivo ajudar pouco contra os problemas de trânsito existentes na cidade, mais de 80% dos entrevistados avaliam que apenas os ônibus rodoviários é que podem melhorar a qualidade de vida e o fluxo no trânsito de Curitiba. O que os moradores e passageiros de ônibus mais querem são os projetos de infraestrutura no setor rodoviário. Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Paraná, para eles os órgãos competentes devem ampliar o número de linhas e corredores de veículos coletivos, e aumentar também a frota de ônibus interurbanos que possuem maior capacidade de lotação, como é o caso dos articulados e biarticulados.

Não é atoa que a maioria sabe da importância de se ter um serviço de transporte coletivo com qualidade, afinal a cidade é pioneira na instalação dos mais modernos sistemas de locomoção de ônibus, como é o caso do Bus Rapid Transit, responsáveis pela integração da metrópole com outras regiões mais afastadas da cidade. Os BRTs possuem estações para embarque com excelentes plataformas, o que proporcionam conforto para os passageiros do local. Até hoje, Curitiba tem aproximadamente 80 quilômetros de caminho pelos corredores exclusivos para os coletivos de cidade e a região Metropolitana do Paraná. A cidade deve ganhar ainda mais espaço nos corredores com a chegada da Linha Verde, uma faixa com capacidade para veículos de carga, com espaços maiores que permitem ultrapassagens. Até paisagismo com canteiros de flores e árvores, espaços para ciclovias e pistas de caminhadas são construídos aos arredores dos corredores de Curitiba. Mesmo com atrasos nas construções, até a Copa do Mundo de 2014 haverá uma nova expansão na linha Verde que faz a ligação do Terminal Pinheirinho ao Atuba, para o Contorno Sul da Cidade.

Depois de duplicar a rodovia, a prefeitura também estuda a possibilidade de continuar o corredor da BR 116, onde faz a ligação com uma cidade vizinha. O modelo dos corredores é tão moderno e bem sucedido que até hoje já foi exemplo de vários outros países com sistemas de trânsito parecido com o do Brasil, como o Transmilênio, na Colômbia, e o Transantiago, no Chile, que também roubaram a ideia do Corredor Metropolitano ABD de São Paulo. Ele liga as zonas Sul e Leste da capital até outras cidades do ABC Paulista, com os bondes, ou seja, ônibus elétricos, que não poluem o ambiente. Em relação aos dados da pesquisa, o que mais anima é que o cidadão mostrar estar disposto a abrir mão do carro se houver melhorias nos espaços e qualificação nos serviços prestados pelas rodoviárias de ônibus. A pesquisa também mostra que o curitibano está feliz com a cidade porque existem importantes avanços no transporte, mas mesmo assim mostra o quanto se faz necessários novos investimentos neste setor.

assine nosso feed

compartilhar