24 de maio de 2019

Paisagens Brasileiras: Conheça 3 dos Melhores Lugares para Viajar no Brasil

Por: 

Quero Passagem

Categorias

As paisagens brasileiras estão entre as mais bonitas do mundo e não faltam lugares incríveis para conhecer nesse país de dimensões continentais. São cachoeiras, chapadas, lençóis, praias e diversos destinos únicos que existem por aqui. Ou seja: não precisa ir muito longe para conhecer diferentes paisagens naturais cheias de cor e vida.

Aliás, você sabia que muitos desses atrativos exclusivos e impressionantes não existem em nenhuma outra parte do planeta? Viajantes de diversos países atravessam oceanos para apreciar alguns dos pedacinhos especiais da natureza que só encontram por aqui.

Ficou curioso para descobrir que destinos são esses? Então confira três dos melhores lugares para viajar no Brasil com paisagens únicas e exclusivas!  

A Maravilha da Natureza em Foz do Iguaçu, no Paraná

Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, no interior oeste do Paraná, atrai visitantes de todas as partes do mundo e é uma das cidades brasileiras que mais recebe turistas por ano. O principal motivo dessa movimentação é de tirar o fôlego: as Cataratas do Iguaçu, uma das paisagens naturais mais impressionantes do país.  

O atrativo é composto por nada menos que 275 quedas d’água de 60 a 80 metros de altura, em uma extensão de cerca de 3 km. A vazão média é de 1,5 milhão de litros de água por segundo, número que pode ser até quatro vezes maior em períodos de cheia. Nenhum outro lugar do planeta possui um volume tão grande de água.

Consideradas Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas no complexo Parque Nacional do Iguaçu, que fica entre o Brasil e a Argentina. É possível acessar o local pelos dois países e cada lado do passeio apresenta uma visão diferenciada das cachoeiras.

A queda d’água mais alta, conhecida como Garganta do Diabo, tem formato de U e conta com 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. A Garganta del Diablo, como é chamada em espanhol, está na porção argentina do parque, mas os melhores pontos para apreciá-la por inteiro se encontram no lado brasileiro da fronteira.

A melhor época do ano para conhecer as Cataratas do Iguaçu é durante os meses de sol, mais precisamente entre Novembro e Fevereiro. Além de passeio nas Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu oferece diversas trilhas para prática de caminhada ou mountain bike – além de passeios de barco, que podem ser adquiridos à parte.

> Encontre passagens para Foz do Iguaçu clicando aqui!

Lagoas, Dunas, Restinga e Mais: Os Lençóis Maranhenses

Lagoa nos Lençóis Maranhenses

Entre as paisagens brasileiras de tirar o fôlego, os Lençóis Maranhenses não podem ficar de fora da lista.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses conta com 156 584 hectares. É composto por lagoas naturais de água doce em meio às dunas, ecossistemas de mangue, restinga e grandes áreas de costa oceânica – o que torna o destino ainda mais completo quando se trata de paisagens naturais do Brasil.

Mais impressionante que a sua extensão e a variedade de flora e fauna encontradas por ali é o fenômeno que ocorre no lugar. Nos períodos de cheia, as chuvas formam centenas de lagoas de água cristalina que variam em tons de azul e verde, que recortam as dunas de areia fina e branca, criando uma paisagem única e surreal.

Para chegar até lá é necessário viajar de ônibus até São Luís, capital do Maranhão, e seguir viagem até Barreirinhas, cidade mais próxima dos Lençóis. A partir dali os visitantes podem encontrar a melhor maneira de passear entre uma lagoa e outra, escolher locais privilegiados para admirar o pôr do sol do alto das dunas, acampar em territórios paradisíacos, entre outras aventuras.

Para aproveitar as lagoas, vá entre os meses de junho e agosto, quando as lagoas estão cheias.  

Praias de Água Doce em Alter do Chão, no Pará

Praia de água doce em Alter do Chão

As praias de água doce são característica marcante do Brasil, já que raramente são encontradas em outras partes do mundo. Alter do Chão, no Pará, abriga as praias de água doce mais bonitas do mundo de acordo com o jornal inglês The Guardian. O local já chegou a ser considerado o Caribe brasileiro.

As praias da região possuem ondas calmas, cristalinas e de tom verde azulado, formadas por águas do Rio Tapajós. A praia mais famosa de Alter do Chão é a Ilha do Amor, cartão postal da cidade.

Outras boas praias para curtir as águas transparentes e quentes da região são Ponta do Cururu, a Ponta do Muretá, Pindobal e Ponta das Pedras.

Para chegar a Alter do Chão, basta pegar um ônibus para Santarém e procurar pelo circular que leva até esse pedaço da ilha.

Conhece outro lugar com paisagens brasileiras únicas e deslumbrantes? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Flickr (SF Brit), Wikimedia Commons, Flickr (lubasi).

assine nosso feed

compartilhar