14 de junho de 2021

Dia Mundial do Doador de Sangue: Entenda os benefícios de ser um doador

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Doar sangue é de uma atitude movida por muita solidariedade e amor pelo pela pessoa. Já que cada bolsa guardada nos bancos de sangue do Brasil é capaz de salvar milhares de vidas diariamente. Contudo, além de fazer o bem, o  doador de sangue tem direito a diversos benefícios instituídos pelos governos federais, estaduais e municipais, visando incentivar essa prática o ano todo.

Conheça junto com a QueroPassagem alguns deles abaixo:

Dia Mundial do Doador de Sangue: Entenda os benefícios de ser um doador Meia-entrada em cinemas, teatros e eventos culturais

Um projeto criado em 2019 pelo Senado Federal cede meia-entrada em cinema, teatros, espetáculos musicais, eventos educativos, esportivos e etc, porém é preciso comprovar um mínimo de três doações de sangue por ano.

Fila Preferencial

Os doadores também têm direito a serem atendidos com prioridade nas filas de banco assim como idosos, deficientes e gestantes segundo a Lei n° 219/09.

Uma folga por ano

No regime da CLT, a legislação assegura um dia de folga por ano relacionado ao ato de doar sangue. Basta guardar o comprovante de doação e apresentar junto a empresa. Em outros regimes esse ato não é obrigatório.

Check-up de saúde completo gratuito

Quando se doa sangue, você recebe do local em questão uma análise gratuita da sua amostra. Isso serve para averiguar se você está apto ou não a doar, porém os resultados podem ser utilizados na sua próxima consulta médica. O banco de sangue detecta se há hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV.

Gostou das dicas da QP sobre os beneficios? Que tal incluir a doação regular de sangue à sua lista de atividades?

assine nosso feed

compartilhar