28 de setembro de 2018

7 Dicas para Manter a Produtividade Durante uma Viagem a Trabalho

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Quem está sempre na estrada – ou ponte aérea – por conta de compromissos do trabalho sabe o quanto é difícil manter a produtividade durante uma viagem de negócios.

Para isso, é preciso aprender a driblar as adversidades e render o máximo possível durante uma viagem a trabalho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a ser produtivo em viagens corporativas, tanto quanto se estivesse no escritório em dias normais. Continue lendo para saber mais!

1. Determine Metas Claras

Antes de dar início à viagem a trabalho, é fundamental que você não tenha dúvidas em relação às tarefas que deve executar durante esse período.

Além das atividades específicas que motivaram a viagem, como a visita a um cliente ou uma reunião, o que mais se espera que você faça enquanto está fora do escritório?

Definir uma lista de tarefas é fundamental para que você possa manter o foco e organizar o tempo durante a viagem.

Um sistema bem organizado e baseado em prazos que considerem as condições da viagem de forma realista também ajuda a evitar um excesso de horas extras, prática que não é boa nem para o funcionário, nem para a empresa.

2. Viaje de Ônibus com Wi-Fi

No caso de trechos curtos, como viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo, ônibus podem ser opções muito convenientes para uma viagem a trabalho.

Além de sua empresa pagar menos pelas passagens, especialmente para compras de última hora, viajando de ônibus você pode poupar tempo.

Afinal, não é preciso se deslocar até aeroportos distantes, nem chegar com muita antecedência em relação ao horário de embarque.

Se escolher um ônibus noturno, você também pode dormir durante a viagem, já que em muitos percursos existem opções de assentos tipo leito muito confortáveis.

E se optar por um ônibus com Wi-Fi, você pode já ir trabalhando no caminho sem consumir sua franquia de dados ou depender da estabilidade da sua rede telefônica na estrada.

3. Providencie os Equipamentos Adequados

A não ser que você seja freelancer ou que seu contrato preveja o contrário, a empresa para a qual você trabalha deve fornecer os equipamentos necessários para que você possa dar conta de todas as tarefas durante a viagem a trabalho.

Smartphone, tablet ou notebook em bom funcionamento são recursos mínimos, mas, além disso, leve em consideração outros itens.

Alguns exemplos são um chip de telefonia com grande limite de dados ou roteador de internet, eventuais adaptadores de tomadas e quaisquer programas específicos que sejam necessários para a realização das suas atividades.

4. Utilize Coworkings

Nem sempre o hotel que você se hospeda oferece o ambiente ideal para trabalhar ou se encontrar com clientes ou parceiros.

Felizmente, hoje nas grandes cidades existem os chamados coworkings, onde é possível alugar um “escritório temporário” por algumas horas ou dias, ou até mesmo uma sala de reuniões.

É fácil encontrar muitos espaços de coworking em São Paulo, por exemplo, com a estrutura necessária para otimizar seu trabalho durante a viagem a negócios.

Esses ambientes são pensados para atender às necessidades de profissionais como você e autônomos que trabalham na cidade de destino, e são também ótimos lugares para fazer networking.

Veja também: Dicas de Como Fazer Networking em Eventos

5. Aproveite as Vantagens da Tecnologia

Quando bem usada, a tecnologia pode ser uma grande aliada em uma viagem a trabalho. Diversos softwares e aplicativos ajudam a poupar muito tempo.

Appscomo o da Quero Passagem – podem ser muito úteis em atividades como o gerenciamento de reservas de hotéis e passagens, a localização em outra cidade, a comunicação com membros da sua equipe e o acompanhamento de listas de tarefas.

Sempre que possível, habitue-se a utilizar esses recursos antes da viagem, para que tudo transcorra com tranquilidade no período em que estiver fora.

6. Alimente-se Bem

A falta de rotina em uma viagem a trabalho pode prejudicar, também, sua alimentação. Comer mal e de forma apressada pode lhe fazer mal em curto ou médio prazo e, inclusive, prejudicar sua produtividade.

Por isso, faça um esforço para manter uma alimentação saudável e em horários regulares. Uma dica é ter consigo alguns lanches saudáveis, como frutas e castanhas, para não ficar refém de fast-foods quando o tempo entre uma atividade e outra for curto.

7. Não deixe de Lado o Descanso

Horas extras são um problema para muitas pessoas que viajam a trabalho. Muitas vezes, o funcionário fica tão preocupado com a produtividade que exagera na quantidade de horas trabalhadas.

Sem contar no desgaste físico, que pode ser provocado pelos deslocamentos e por estar fora da sua rotina.

Tudo isso pode acabar te deixando tão cansado a ponto de ter seu rendimento prejudicado.

Por isso, não deixe de dedicar tempo suficiente para o descanso, que também é fundamental para manter a saúde em dia.

Tem outras dicas para garantir a produtividade durante uma viagem a trabalho? Compartilhe nos comentários!

Imagens: Pexels

assine nosso feed

compartilhar