25 de junho de 2019

6 Dicas para Tirar Fotos Legais Durante a Viagem

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Férias chegando e é hora de fazer o checklist do que levar para a viagem. Na mala vão as roupas de acordo com o destino, os documentos e, claro, o smartphone com câmera – ou, ainda, uma máquina fotográfica. 

Todos querem guardar recordações daqueles dias especiais e, por isso, é fundamental conhecer algumas dicas para tirar fotos legais sozinho (a) ou entre amigos durante a trip.  

Registrar o pôr do sol sem deixar o retrato escuro, acertar no ângulo para que um ponto turístico concorrido pareça ser só seu, saber como tirar selfie com aspecto natural e priorizando também o ambiente. Não é necessário ser profissional para arrasar no clique. 

Pensando em te ajudar a garantir boas imagens no próximo embarque, a Quero Passagem criou um guia com todas as dicas para tirar fotos em viagem. Você vai encontrar técnicas úteis e fáceis de como tirar fotos legais mesmo sem ter equipamentos ultramodernos. 

Curtiu? Então, vem com a gente! 

Mulher fazendo enquadramento da foto em uma viagem

Quase Profissional: 6 Dicas para Tirar Fotos em Viagens

Para garantir aqueles retratos de tirar o fôlego, tudo o que você precisa é de um smartphone, boa composição e prática. Separamos aqui alguns truques:

1. Timing

O “timing” é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da sua foto, afinal, ele é uma espécie de planejamento sobre a imagem. Se você quer retratos mais quentes e com cores fortes, o ideal é aproveitar o nascer ou o pôr do sol. 

Quem prefere luz artificial pode fazer o clique à noite e usar o flash, por exemplo. 

O “timing” te vai te ajudar a se organizar para acordar mais cedo ou mais tarde. Além disso, serve como um guia para entender em que momento fotografar, sempre de acordo com suas preferências de tonalidade e expectativas quanto ao resultado.

2. Enquadramento

O enquadramento nada mais é do que uma espécie de rascunho de como tirar fotos legais. Na hora de enquadrar, faça uma análise de tudo o que está compondo a imagem e, antes do clique, confira se é realmente essa cena que você quer fotografar. 

É importante analisar se não há, por exemplo, nada no fundo da foto “brigando” pela atenção do assunto principal.

Homem fotografando o pôr do sol em uma viagem

3. Regra dos Terços

A regra dos terços ou “rule of thirds” é uma teoria muito difundida na fotografia. É caracterizada pela divisão da imagem em duas linhas horizontais e duas verticais, de modo a criar 4 pontos de inserção.

De acordo com o método, deixar o tema principal em um desses pontos gera mais interesse para quem vê. Afinal, o personagem deve ser o foco e o destaque do retrato.

Grande parte das câmeras e dos smartphones atuais já oferecem o recurso de grade, que forma essas linhas automaticamente. Portanto, uma das dicas para tirar fotos boas se você é iniciante, sem dúvidas, é abusar da regra dos terços. 

4. Linhas Guia

As linhas guia funcionam, literalmente, como instrutoras que conduzem o olhar até o assunto principal da foto. Trata-se de usar esses “traços” que existem nas imagens para atingir o objetivo. 

Vale ressaltar que linhas retas fazem a visão ser conduzida de forma mais rápida, enquanto curvas guiam de maneira mais suave. Portanto, na hora de compor a foto é preciso lembrar que essas perspectivas afetam na maneira como as pessoas irão ver a imagem. 

5. Simetria

A simetria nada mais é do que harmonizar o retrato para que ele esteja centralizado — ou seja, garantir que o assunto esteja bem no meio e que haja espaços iguais nos dois lados da fotografia. 

No entanto, também é possível concentrar o foco principal da imagem somente de um lado, desde que tudo se mantenha em equilíbrio.

Menino no aeroporto tirando selfie com seu smartphone

6. Como Tirar Selfie

Está viajando sozinho (a)? A selfie é a solução. Para acertar em cheio no autorretrato, experimente o seu melhor ângulo analisando o queixo, as bochechas e o olhar. 

Você pode brincar com a câmera, posicionando-a mais abaixo — considerando a altura dos ombros — para ganhar um rosto mais fino, ou mais acima — ultrapassando levemente o topo da cabeça — para que o ambiente também saia no clique.

E aí, deu vontade de viajar e fazer fotos incríveis? Então, corra agora para o site da Quero Passagem e encontre as melhores ofertas de passagens aéreas para todo o país!

Imagens: Pexels (iJseven Misha Pavchuk); Freepik (freepik), Pexels (Kei Scampa); Freepik (freepik)

assine nosso feed

compartilhar