25 de fevereiro de 2015

Dicas para viagem de ônibus com crianças e adolescentes

Por: 

Quero Passagem

Categorias

As férias escolares estão mais próximas do que você imagina, o calendário aponta na próxima semana aquela folga que você tanto queria. É hora de fazer as malas e botar o pé na estrada! Apesar de viajar com a família ser muito gratificante, garantir o sossego durante as viagens rodoviárias e espantar aqueles imprevistos que surgem no caminho, é regra básica na bagagem de qualquer viajante. A dica de hoje é para quem pretende embarcar na companhia dos filhos menores de idade e pouco sabe sobre as leis e regras impostas pelas auto viações relacionadas a este tema. Vamos ver?

Criança não paga passagem se ocupar o mesmo assento dos pais.

Criança não paga passagem se ocupar o mesmo assento dos pais.

  • Quem tem filhos menores de seis anos de idade pode economizar em uma passagem rodoviária. É isso mesmo, crianças com essa idade não pagam para embarcar, exceto se ocupar a poltrona durante a viagem. A regra é básica, se seu filho tiver mais de seis anos e/ou ocupar um assento, precisa pagar para viajar.
  • Crianças que ainda não completaram 12 anos, não podem viajar em linhas interestaduais caso não estejam acompanhadas de seus pais ou responsáveis legais, sem autorização judicial. Entretanto, essa documentação é dispensada quando a viagem na companhia de um responsável é realizada na mesma região metropolitana ou Estado de origem do embarque.
  • Além dos pais e mães, irmãos com mais de 18 anos, avós e tios também podem se responsabilizar pela criança. A comprovação do parentesco é feita através de apresentação de um documento original com foto, de ambos os tripulantes.
  • Para liberar o transporte do baixinho menor de 12 anos sem a sua companhia é mais complicado. Nesses casos é exigido a apresentação de uma autorização assinada pelo pai e mãe da criança ou responsável legal contendo nome, endereço, número do documento de identidade e declaração autorizando a viagem da criança, além dos  nomes das cidades de ida e volta. Ah, não esqueça também de apresentar o xerox autenticado da identidade de quem autorizou a viagem e uma identidade ou certidão de nascimento da criança. Ufa, é coisa hein?
  • Se seu filho já completou 12 anos, é bem mais prático, pois ele pode viajar de ônibus sozinho.

assine nosso feed

compartilhar