9 de abril de 2019

8 Dicas para Viajar Sozinho e Aproveitar ao Máximo essa Experiência!

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Homem esperando trem para viajar

A experiência de viajar sozinho é única e deveria ser sentida por todo mundo pelo menos uma vez na vida. E só tem uma forma de viver essa aventura: fazendo as malas e partindo!

Não existe um manual com regras prontas de como viajar sozinho, pois esse é um momento totalmente único e pessoal, em que você terá a oportunidade de fazer tudo o que sentir vontade.

Mas é claro que um pequeno passo a passo pode te ajudar tanto no planejamento quanto na experiência ao chegar em seu destino.

Por isso, separamos 8 dicas para quem está planejando fazer uma viagem sozinho. Confira!

1 – Supere o medo de cair na estrada sem companhia

Sair da zona de conforto é uma atitude que abre muitas possibilidades. Não deixe o medo do desconhecido atrapalhar o seu sonho de conquistar o mundo.

Se você sempre teve vontade de viajar sozinho, mantenha isso em mente e não desista da ideia! Além das experiências da viagem, é também uma ótima maneira de se conhecer. Encha a alma de coragem e embarque nessa aventura!

2 – Informe-se ao máximo sobre seu destino

O Brasil oferece muitas opções de lugares para viajar sozinho. Neste ponto, a dica é se informar bem sobre o destino que você escolheu. Questões como segurança, atrativos para visitar, transporte e hábitos podem ajudar a ter uma jornada muito mais agradável e proveitosa.

Depois de definir para onde você vai, vale a pena ficar de olho nas melhores condições de passagens, seja de avião ou de ônibus. No site da Quero Passagem, por exemplo, você consegue encontrar passagens aéreas e rodoviárias para vários destinos do Brasil!

3 – Planeje onde se hospedar

Antes de escolher a melhor forma de se hospedar ao viajar sozinho, leve em conta os seus principais objetivos e necessidades durante a estadia. Uma das coisas mais importantes para determinar onde você vai ficar é a localização do estabelecimento em relação aos lugares que você quer visitar.

Isso não deverá ser um problema viajando pelo Brasil, pois sendo um país muito turístico, oferece diversas opções de hospedagem, desde pousadas simples até hotéis de luxo.

Faça pesquisas com antecedência e garanta uma boa noite de sono no lugar que mais combina com você.

4 – Esteja disposto a fazer novas amizades

Viajar sozinho não significa ficar o tempo todo afastado das pessoas. Muito pelo contrário! Esteja aberto para fazer novas amizades, pois essa é uma ótima oportunidade para conversar com moradores locais e até mesmo outros viajantes.

A troca de experiências com outras pessoas é uma das conquistas mais valiosas ao viajar sozinho. Aproveite a ocasião para expandir ainda mais seu conhecimento sobre o mundo, aprendendo sobre outros costumes e culturas.

5 – Tire lindas fotos como lembrança

Fazer registros fotográficos nem sempre é uma tarefa fácil para quem viaja sozinho (mais um motivo para fazer amizades durante a viagem!). Mas, algumas dicas simples podem te ajudar na hora de eternizar as imagens do destino na lembrança:

– Peça ajuda de pessoas próximas;

– Utilize um “bastão de selfie” ou um tripé;

– Use uma máquina fotográfica com lente grande angular (GoPro);

– Use o timer da sua câmera ou celular

>> Veja também: Tudo o que Você Precisa saber para Viajar Sozinha

Mulher pulando sobre pedras durante uma viagem

6 – Bagagem na medida certa

Tente levar o mínimo possível de bagagem ao viajar sozinho. Isso facilita para você transportar seus pertences de um lugar para outro e diminui as chances de possíveis transtornos que possam atrapalhar sua viagem.

Priorize a bagagem de mão para seus objetos de valor, pois evita extravios. Lembre-se: o foco é a experiência da sua viagem, e não a quantidade de roupas e pertences que leva consigo.

7 – Tenha uma cópia dos seus documentos

Mesmo em uma viagem nacional, ter uma cópia de seus documentos pode garantir mais praticidade e segurança. O ideal é fazer a autenticação das cópias em cartório, pois em caso de perda ou furto dos documentos originais, as cópias poderão ser usadas para validar seus embarques e outros procedimentos.

De qualquer forma, mantenha os originais e as cópias em um local seguro.

8 – Não dependa apenas do celular, notebook ou tablet

Hoje em dia estamos tão conectados que acabamos nos esquecendo de que nem sempre a tecnologia estará à disposição durante uma viagem. Imprevistos como falta de lugar para recarregar a bateria, falha no sinal de internet e outros problemas técnicos podem acontecer, pois isso evite ficar tão dependente das tecnologias.

Além dos arquivos digitais, uma boa dica é ter imprimido algumas informações importantes:

  • Dados da hospedagem (código da reserva, endereço e telefone)
  • Informações das passagens (horário da partida, número do voo e cartão de embarque)
  • Mapa off-line do destino

Gostou das dicas para aproveitar uma viagem sozinho ao máximo? Aproveite para acessar o site da Quero Passagem e comprar agora mesmo sua passagem!

Imagens: Pexels (Porak Pichodilok), Pexels (Nina Uhliková)

assine nosso feed

compartilhar