26 de março de 2019

Chapada dos Veadeiros: Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Conhecer esse Destino Incrível

Por: 

Quero Passagem

Categorias
Chapada dos Veadeiros: Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Conhecer esse Destino Incrível

Conhecer a Chapada dos Veadeiros deveria entrar para a lista obrigatória de todos os brasileiros, pois lá tudo é incrível! O destino é perfeito para quem busca dias tranquilos e conexão direta com a natureza.

Localizada no estado de Goiás, a região é repleta de paisagens impressionantes: desfiladeiros, cachoeiras, espécies de animais raros e a típica vegetação do cerrado.

Por estar em cima de uma imensa placa de cristal de quartzo e na mesma latitude que Machu Picchu, a Chapada dos Veadeiros possui um misticismo à parte, que normalmente é explicado apenas pelas forças da mãe-natureza.

Para sentir essa energia na pele, primeiro é preciso conhecer bem sobre a região e os principais pontos do local. Por isso, preparamos este post sobre o que fazer na Chapada dos Veadeiros, para você aproveitar o que há de melhor por lá!

Principais Atrativos da Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua

Chapada dos Veadeiros: Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Conhecer esse Destino IncrívelConfira aqui passagens rodoviárias de Brasília para Alto Paraíso (GO)

Uma das atrações mais peculiares da Chapada dos Veadeiros, visitar o Vale da Lua é garantia de ter uma experiência única. Formadas pela erosão fluvial originada pelas águas do Rio São Miguel, as formações rochosas se parecem muito com as crateras lunares - surgindo assim o nome do atrativo.

Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha de fácil acesso, em uma caminhada de apenas 600 metros. O trajeto percorre a margem do rio, onde é possível se refrescar nas piscinas naturais que também se formaram pela erosão.

Mas atenção: durante a época de chuva, o rio pode subir repentinamente por conta das trombas d’água, tornando os banhos proibidos.

Trilha das Seriemas

A trilha mais leve do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui menos de 1 km de extensão e pode ser feita em apenas uma hora e meia, perfeita para turistas iniciantes neste tipo de atividade.

Por conta disso, é super-recomendada para quem está viajando com crianças, gestantes ou idosos, já que não exige muito esforço físico para completá-la.

Trilha dos Saltos e Corredeiras

Chapada dos Veadeiros: Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Conhecer esse Destino Incrível

Esta trilha possui um nível de caminhada moderado, sendo em média 11 km para todo o percurso (ida e volta). Apesar de ser um trajeto um pouco mais cansativo, a recompensa no final é de tirar o fôlego: o Salto 80 - uma cachoeira de quase 80 metros onde, aos pés, é possível tomar banho no refrescante Rio Preto.

>> Leia também: Os Principais Parques Nacionais do Brasil para Conhecer Já!

Travessia das Sete Quedas

Considerado o trajeto mais complicado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Travessia das Sete Quedas demora de 2 a 3 dias para ser completada. Além disso, é importante saber que a caminhada só pode ser feita em época de seca e com agendamento de pelo menos 5 dias de antecedência. Ao todo, são quase 24 km de extensão, o que obriga os turistas que fazem essa trilha a acampar na região.

O caminho possui muita aventura e belas paisagens, mas essa trilha é recomendada apenas para quem já está familiarizado com longas caminhadas, já que tem um grau de complexidade um pouco maior. Uma dica é contratar um guia local para evitar eventuais problemas.

Quando ir para a Chapada dos Veadeiros

Para viajar para a Chapada dos Veadeiros e aproveitar os passeios ao máximo, a melhor época é a seca, que vai de maio a setembro. As estações no local são bem definidas e, sem chuva, as águas das cachoeiras e poços d’água ficam ainda mais bonitas e cristalinas.

Chapada dos Veadeiros: Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Conhecer esse Destino Incrível

Como Chegar à Chapada dos Veadeiros

Mesmo estando localizada em Goiás, o aeroporto de Brasília é o mais próximo das duas cidades que servem de base para a maior parte de turistas que escolhem a Chapada dos Veadeiros como destino: Alto Paraíso e Vila de São Jorge.

Para encontrar passagens aéreas para Brasília clique aqui!

Caso prefira viajar de ônibus, também é possível encontrar passagens rodoviárias para Alto Paraíso.

Pronto para conhecer a Chapada dos Veadeiros?

Imagens: Augusto Miranda/MTur

assine nosso feed

compartilhar