26 de março de 2019

Chapada dos Veadeiros: Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Conhecer esse Destino Incrível

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Cachoeira na Chapada dos Veadeiros

Conhecer a Chapada dos Veadeiros deveria entrar para a lista obrigatória de todos os brasileiros, pois lá tudo é incrível! O destino é perfeito para quem busca dias tranquilos e conexão direta com a natureza.

Localizada no estado de Goiás, a região é repleta de paisagens impressionantes: desfiladeiros, cachoeiras, espécies de animais raros e a típica vegetação do cerrado.

Por estar em cima de uma imensa placa de cristal de quartzo e na mesma latitude que Machu Picchu, a Chapada dos Veadeiros possui um misticismo à parte, que normalmente é explicado apenas pelas forças da mãe-natureza.

Para sentir essa energia na pele, primeiro é preciso conhecer bem sobre a região e os principais pontos do local. Por isso, preparamos este post sobre o que fazer na Chapada dos Veadeiros, para você aproveitar o que há de melhor por lá!

Principais Atrativos da Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua

Vale da LuaConfira aqui passagens rodoviárias de Brasília para Alto Paraíso (GO)

Uma das atrações mais peculiares da Chapada dos Veadeiros, visitar o Vale da Lua é garantia de ter uma experiência única. Formadas pela erosão fluvial originada pelas águas do Rio São Miguel, as formações rochosas se parecem muito com as crateras lunares – surgindo assim o nome do atrativo.

Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha de fácil acesso, em uma caminhada de apenas 600 metros. O trajeto percorre a margem do rio, onde é possível se refrescar nas piscinas naturais que também se formaram pela erosão.

Mas atenção: durante a época de chuva, o rio pode subir repentinamente por conta das trombas d’água, tornando os banhos proibidos.

Trilha das Seriemas

A trilha mais leve do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui menos de 1 km de extensão e pode ser feita em apenas uma hora e meia, perfeita para turistas iniciantes neste tipo de atividade.

Por conta disso, é super-recomendada para quem está viajando com crianças, gestantes ou idosos, já que não exige muito esforço físico para completá-la.

Trilha dos Saltos e Corredeiras

Salto 80 na Chapada dos Veadeiros

Esta trilha possui um nível de caminhada moderado, sendo em média 11 km para todo o percurso (ida e volta). Apesar de ser um trajeto um pouco mais cansativo, a recompensa no final é de tirar o fôlego: o Salto 80 – uma cachoeira de quase 80 metros onde, aos pés, é possível tomar banho no refrescante Rio Preto.

>> Leia também: Os Principais Parques Nacionais do Brasil para Conhecer Já!

Travessia das Sete Quedas

Considerado o trajeto mais complicado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Travessia das Sete Quedas demora de 2 a 3 dias para ser completada. Além disso, é importante saber que a caminhada só pode ser feita em época de seca e com agendamento de pelo menos 5 dias de antecedência. Ao todo, são quase 24 km de extensão, o que obriga os turistas que fazem essa trilha a acampar na região.

O caminho possui muita aventura e belas paisagens, mas essa trilha é recomendada apenas para quem já está familiarizado com longas caminhadas, já que tem um grau de complexidade um pouco maior. Uma dica é contratar um guia local para evitar eventuais problemas.

Quando ir para a Chapada dos Veadeiros

Para viajar para a Chapada dos Veadeiros e aproveitar os passeios ao máximo, a melhor época é a seca, que vai de maio a setembro. As estações no local são bem definidas e, sem chuva, as águas das cachoeiras e poços d’água ficam ainda mais bonitas e cristalinas.

Poço de água cristalina na Chapada dos Veadeiros

Como Chegar à Chapada dos Veadeiros

Mesmo estando localizada em Goiás, o aeroporto de Brasília é o mais próximo das duas cidades que servem de base para a maior parte de turistas que escolhem a Chapada dos Veadeiros como destino: Alto Paraíso e Vila de São Jorge.

Para encontrar passagens aéreas para Brasília clique aqui!

Caso prefira viajar de ônibus, também é possível encontrar passagens rodoviárias para Alto Paraíso.

Pronto para conhecer a Chapada dos Veadeiros?

Imagens: Augusto Miranda/MTur

assine nosso feed

compartilhar