7 de setembro de 2021

Lugares para visitar no Dia da Independência do Brasil

Por: 

Quero Passagem

Anos atrás Dom Pedro I exalava o grito que ficou marcado na história: Independência ou morte! Lugares para visitar no Dia da Independência do Brasil

E assim 7 de setembro ficou marcada e o Príncipe de Portugal começou a explorar o Brasil ainda mais.

A QueroPassagem elaborou um roteiro de 4 lugares para você visitar no Dia da Independência, confira os destinos:

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro era a capital federal entre 1808 a 1960. Ou seja, diversos episódios da história do país tiveram como cenário a cidade maravilhosa. O glamour e as histórias das famílias reais atraem a curiosidade de muitos, por isso, não deixe de visitar alguns pontos que relembrem esses fatos.

São Paulo

O verso do Hino Nacional Brasileiro que faz referência ao momento em que Dom Pedro I declarou o Brasil independente de Portugal é “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas". A história conta que ele estava voltando de São Paulo para a capital carioca. Em 1895, foi criado o Museu Paulista da USP, conhecido como Museu do Ipiranga.  Onde conta com um acervo da história da Independência, além de episódios da história do país e de São Paulo.

Salvador

O cortejo cívico sai do bairro da Lapinha e segue pelas ruas do centro de Salvador. Os baianos celebram a independência do Brasil no dia 2 de julho. Depois do grito do Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, os portugueses resistiam na Bahia, onde saíram em 1823.

Santos

Santos foi outro ponto no roteiro de Dom Pedro I. A importância estratégica tanto do ponto de vista comercial como militar foi o que o levou até a cidade paulista. Ele precisou verificar as fortificações, já que lá estava um dos principais portos do Brasil Colônia, dominado por pessoas fiéis ao Príncipe Regente.

Agora que você soube um pouco mais sobre as cidades que fizeram parte desse feriado tão importante, veja alguns trechos excelentes para conhecer esses lugares aqui na QP.

assine nosso feed

compartilhar