30 de setembro de 2019

Maria Fumaça: confira alguns trajetos imperdíveis no Brasil

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Quem já andou de trem sabe da sensação extraordinária e exótica que é essa experiência, que por sinal não é sempre que incidimos por cenários do período cafeeira na região central, por lugares históricos e paisagens belíssimas do Brasil.

Roteiros com passeios turísticos regado por histórias e elementos interessantes.

Há a opção de alguns passeios que oferecem guias turísticos, paradas em cidades, refeições e ainda degustações de queijos e vinhos. Isso despertou seu interesse?

Então veja com a gente 5 viagens de trem para fazer pelo país:

1. SERRA DO MAR NO PARANÁ

Esta viagem percorre aproximadamente 110 km em uma ferrovia centenária, pelo meio de uma das áreas mais preservadas de mata atlântica no país. O trem tem saída diariamente da capital curitibana e vai em direção da cidade de Morretes, estabelecida em 1721, com uma culinária rica e muitas construções históricas. Em alguns dias, o passeio vai até a cidade de Paranaguá, onde conta com diversas atrações, como o Mercado da Arte e o Museu de Arqueologia e Etnologia. O percurso dura o dia todo e faz várias paradas.

Confira passagens rodoviárias para Curitiba no site da Quero Passagem.

2. SERRA DA MANTIQUEIRA EM MINAS GERAIS
O percurso tem saída da estação do município de Passa Quatro em Minas Gerais, localizada no km 34 da antiga estrada de ferro Minas e Rio. No local, os passageiros têm a possibilidade de conhecer uma exposição fotográfica com música mineira. Depois disso, o passeio vai em frente para a estação de Manacá, que contém uma feira de artesanatos no local. Aí sim, a locomotiva dá início a subida a serra da Mantiqueira, com uma vista a mais de mil metros sobre o nível do mar.

3. EXPRESSO TURÍSTICO DA LUZ EM SÃO PAULO
Em São Paulo, saem da Estação da Luz três viagens ferroviárias turísticas administradas pelo Estado e pela Companhia Paulista de Trem. Os passeios são realizados em alguns vagões de aço fabricados nos anos 60 e puxados por uma locomotiva a diesel. No percurso, os passageiros contam com guias que falam sobre as histórias do sistema ferroviário paulista. Os caminhos disponíveis para os turistas ultimamente são Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba. Ideal para quem deseja conhecer essas cidades de uma forma diferente.

 

Veja também: O que Não Fazer no Primeiro e no Último Dia do Roteiro

 

4. MONTANHAS NO ESPÍRITO SANTO
A viagem percorre 46 km em meio as praias e as montanhas do estado. O percurso tem início na cidade de Viana, próxima a Vitória, e depois vai em direção a Domingos Martins, onde apresenta belíssimas paisagens montanhosas e uma culinária fascinante. Faz o caminho também para as cidades de Marechal Floriano e Araguaia, onde há uma igreja com mais de cem anos, uma bonita estação e um centro cultural, que contém um acervo com diversas peças que contam a história da colonização da cidade.

5. TERMAS EM SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL
O trem das Termas foi criado em 1920 e realiza viagens aos sábados entre as cidades de Piratuba em Santa Catarina e Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul. Os turistas que fazem o trajeto, onde dura a tarde toda, podem fazer uma parada na cidade em Marcelino Ramos e frequentar o Balneário de Águas Termais e o Santuário Nossa Senhora da Salette. Lembrando que a viagem necessita ter 40 pessoas para seguir percurso. Os turistas podem contar com um passeio empolgante e um friozinho que se faz no sul do país.

assine nosso feed

compartilhar