18 de maio de 2018

Os Melhores Destinos da Região Norte do Brasil que Você Precisa Conhecer

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Agora que você já conhece os lugares imperdíveis da Região Nordeste, que tal conhecer um pouco mais sobre os melhores destinos do Norte do Brasil?

Com 7 estados e quase toda a floresta amazônica em seu território, viajar pela Região Norte caiu nas graças dos turistas, seja para experimentar a diversidade da gastronomia local, seja para conhecer melhor a cultura ou descansar.

Quer saber um pouco mais sobre essa viagem exótica e pouco explorada? Então confira o roteiro que preparamos para você!

Pará

Belém do Pará

Encontre passagens de ônibus para Belém do Pará

A capital do Pará é uma das maiores cidades do Norte do país.

Um dos atrativos da região é conhecer as ilhas amazônicas que rodeiam Belém, como o Combu – de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade – e Algodoal, uma praia de água salgada em meio à Amazônia.

Para os amantes da gastronomia, o local também conta com comidas típicas e ingredientes inusitados: o açaí, por exemplo, vem acompanhado de peixe frito e farinha ao invés de frutas; já a maniçoba é uma espécie de feijoada, feita com folhas de mandioca no lugar do feijão.

Santarém

Veja opções de passagens para Santarém

Um dos melhores destinos da região Norte, Santarém é o 3º maior município do estado do Pará. Uma ótima dica de passeio é o encontro das águas entre os rios Tapajós e Amazonas.

Outro grande atrativo é a ilha de Alter do Chão, que fica a poucos quilômetros de Santarém e é considerada o “Caribe Amazônico”.

Santarém também oferece vasta gama de artesanato e gastronomia, como o bolinho de piracuí, feito com farinha de peixe típica da região.

Amazonas

Manaus oferece uma grande variedade de atrações para quem aprecia o ecoturismo.

Uma dica para aproveitar essa face da cidade é o passeio que vai até o encontro dos rios Negro e Solimões: por conta de questões climáticas e biológicas, as águas negra e marrom não se misturam, formando um verdadeiro espetáculo natural.

Além disso, o passeio vai até locais onde se encontram diversos botos cor de rosa, bichos preguiça e outros atrativos da floresta amazônica.

Ainda para os apaixonados por natureza, o MUSA (Museu da Amazônia) fica dentro de uma Reserva Florestal e divide espaço com o Jardim Botânico de Manaus. Lá é possível encontrar árvores amazônicas históricas, bem como conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora local.

Os apreciadores de história, música e teatro não podem deixar de conhecer o Teatro Amazonas, localizado no coração da capital amazonense.

Rondônia

Outro destino imperdível da região Norte, Porto Velho está encostada no Rio Madeira, um dos maiores atrativos da cidade para quem tem preferência pelo turismo de natureza.

É de lá que partem alguns dos passeios mais concorridos da capital rondoniense: a corredeira de Santo Antônio e a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, região repleta de igarapés.

Além de ser uma estrada fluvial, o Rio Madeira também batiza outro ponto turístico da cidade: a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com passeios de Maria Fumaça aos domingos.

Acre

Passagens baratas para Rio Branco, no Acre

Estado pouco explorado, o Acre detém uma das maiores unidades de conservação Amazônica: o Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado em Cruzeiro do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Peru.

Outro destino interessante é o Parque Ambiental Chico Mendes, onde é possível conhecer um pouco mais sobre a trajetória do ambientalista Chico Mendes, bem como lendas, histórias, a fauna e a flora da região Norte.

Roraima

Roraima e a capital Boa Vista tem história: foi através do Rio Boa Vista que chegaram os primeiros colonizadores portugueses no Brasil.

O estado recebe turistas de todo o mundo – seja para aproveitar a fronteira para fazer compras ou para conhecer o Parque Natural das Águas, Parque Nacional do Viruá e Parque Nacional do Monte Roraima.

Amapá

Macapá é conhecida como a “Capital do Meio do Mundo”, pois é lá que se encontra o Marco Zero – monumento que marca a exata passagem da linha do equador pelo hemisfério sul.

Nos meses de março e setembro, quando acontece o equinócio, é possível visualizar o sol alinhando-se perfeitamente com o monumento, produzindo uma sombra onde ficaria a Linha Imaginária do Equador.

Além do Marco Zero, Macapá conta com destinos próximos interessantes para os fãs do turismo de aventura, como o Parque do Tumucumaque e a FLONA (Floresta Nacional) do Amapá.

Tocantins

Já o Tocantins tem o fabuloso Jalapão, uma região do cerrado brasileiro que faz divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí. O lugar é repleto de cachoeiras, lagoas, serras, trilhas e dunas.

E aí, gostou de conhecer os melhores destinos da região Norte? Monte um roteiro e deixe suas dicas nos comentários!

Imagens: Flor de Dendê, Cidades em Fotos, Ask Ideas, Governo do Estado de Rondonia, Juruá Online, Oikos, Foco Tocantiense, Guru Malvin

assine nosso feed

compartilhar