27 de abril de 2018

Região Sul: Os Melhores Destinos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Com apenas 3 estados, a região Sul é a casa de alguns dos destinos mais visitados e adorados do Brasil.

Afinal, há opções para todos os gostos por ali: desde as famosas praias em Santa Catarina, passando por inúmeras cachoeiras, destinos históricos e cheios de atrações culturais e até opções para aqueles que desejam fugir do calor e aproveitar as temperaturas mais baixas do extremo sul.  

Confira alguns dos melhores lugares para viajar no Sul do Brasil:

Paraná

A capital do estado, Curitiba é um dos melhores destinos da região Sul para quem busca atrações culturais, com opções de museus e teatros incríveis. Além disso, os parques da capital são ótimos para aproveitar a natureza.

De Curitiba, pegue o trem que desce a Serra do Mar para apreciar a linda paisagem de mata e montanhas que leva até a cidade histórica de Morretes. Aos pés da serra, o município conta com ruas charmosas e casarões históricos, além de restaurantes especializados no prato típico do Paraná: o famoso barreado.

A Estrada da Graciosa é outra opção incrível para descer ou subir a Serra do Mar de ônibus.   

Já a Ilha do Mel conta com natureza intocada, quase nada de urbanização e as melhores praias do litoral paranaense. Para quem gosta de cachoeiras, a dica é visitar Prudentópolis, com mais de 100 quedas de até 200 metros de altura.

Ah, e por falar em cachoeira, impossível deixar de lado as majestosas Cataratas do Iguaçu, que são uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza e está entre os lugares mais bonitos do mundo para conhecer. São cerca de 270 quedas e 1,5 milhões de litros de água caindo por segundo. Imperdível!

Santa Catarina

Passagem de Ônibus para Florianópolis

Única capital da região Sul banhada pelo Litoral, Florianópolis possui as praias – mais de 40 – com uma de suas principais atrações. Mas a cidade também é conhecida por suas noites badaladas e ótima culinária, recheada de frutos do mar.

Santa Catarina é mesmo um dos melhores destinos na região Sul para quem ama praias. Há opções para todos os gostos, desde um mar calmo e transparente até as altas ondas perseguidas por surfistas.

Algumas das melhores opções do litoral catarinense estão a Praia do Rosa, Balneário Camboriú, Bombinhas, Imbituba, Laguna, Itapema, Itajaí e Imbituba.

A parte oeste do estado não possui praias. Em compensação, as cachoeiras são lindas e abundantes em meio a muita natureza. O Vale das Águas é formado por 11 municípios e conta também com águas termais.

Rio Grande do Sul

Com um centro histórico incrível e o Mercado Municipal com iguarias locais, a capital Porto Alegre é um atrativo de cultura e história. Não deixe de experimentar o tradicional churrasco gaúcho!

Entre os destinos mais conhecidos da região Sul, Gramado e Canela preparam atrações imperdíveis em diversas épocas do ano. As casas com arquitetura colonial e as temperaturas mais amenas fazem com que os visitantes se sintam em uma cidade Europeia.  

Outra grande atração da região são as vinícolas e os deliciosos vinhos no Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi), que conta também com belíssimas paisagens.

Por falar nisso, o Parque Nacional Aparados da Serra é o maior conjunto de cânions da América do Sul e garante paisagens de tirar o fôlego entre rochas, cachoeiras e muito verde.

Confira também nossos outros posts desta série:

Qual é o seu destino preferido na região Sul? Conte para a gente nos comentários!

Imagens: JB Litoral, Viagem e Turismo, Wikimedia Commons.

assine nosso feed

compartilhar