15 de março de 2019

3 Parques Nacionais do Brasil que Você não Pode Deixar de Conhecer

Por: 

Quero Passagem

Categorias

O Brasil é um lugar cheio de belezas, disso todo mundo sabe. Entre belezas naturais e construções históricas, são inúmeras as opções de espaços incríveis para conhecer.

E, uma das coisas mais preciosas quando se fala nos atrativos deste país são os parques nacionais do Brasil. São mais de 70 áreas de preservação nutridas de uma beleza abundante e localizadas em meio à natureza.

A lista completa dos destinos em meio à natureza no país é enorme; sorte dos viajantes que conseguirem desbravar todos os cantos deslumbrantes do Brasil!

Confira a seguir 3 parques nacionais fantásticos espalhados pelas terras brasileiras!

1- Parque Nacional da Serra da Capivara

Turistas tirando fotos das pinturas rupestres na Serra da Capivara

Mais do que um parque nacional, a Serra da Capivara carrega um detalhe bastante especial por ser um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos.

O lugar é repleto de pinturas e gravuras rupestres de até cem mil anos atrás, distribuídas ao longo de mais de 200 sítios arqueológicos.

O parque pode ser visitado o ano inteiro, mas nas épocas de seca (maio a outubro) os dias são mais bem aproveitados.

O Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado no Piauí, nos municípios de João Costa, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e São João do Piauí.

Para chegar ao local, a melhor opção é pegar um voo até Petrolina e de lá se deslocar até São Raimundo Nonato.

O que Fazer na Serra da Capivara?

O lugar tem aproximadamente 15 trilhas para serem exploradas. As principais são Baixão da Pedra Furada, Alto da Pedra Furada, Desfiladeiro da Capivara e Baixão das Andorinhas.

Se você prefere tours mais tranquilos, poderá ir ao Museu do Homem Americano – uma exposição que mostra décadas de pesquisas feitas na região do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Dica: Para conhecer a maior parte das atrações, são necessários 3 dias inteiros no local.

>> Veja também: 5 Destinos do Brasil que estão entre os Lugares mais Bonitos do Mundo!

2- Parque Nacional do Iguaçu

Vista panorâmica das Cataratas do Iguaçu, localizada no Parque Nacional do IguaçuConfira aqui passagens aéreas imperdíveis para Foz do Iguaçu

Situado no extremo Oeste paranaense, o Parque Nacional do Iguaçu é o território de conservação ambiental que abriga uma das 7 Maravilhas da Natureza: as Cataratas do Iguaçu. Além disso, também é a maior área de Mata Atlântica do Sul do Brasil.

As passarelas que fazem o caminho das Cataratas já dão uma amostra do que o visitante vai encontrar durante todo o passeio, mas é na Garganta do Diabo que se tem uma das vistas mais belas das águas que caem pelo cânion.

Durante o verão o volume de água costuma ser maior, o que torna o panorama ainda mais impressionante.

Por ser um destino turístico, é bem fácil chegar em Foz do Iguaçu (cidade que dá acesso ao lado brasileiro do parque): você pode vir de ônibus, carro ou avião!

O Que Fazer no Parque Nacional do Iguaçu?

O passeio principal é a vista para as Cataratas do Iguaçu, mas existem outras opções de passeio em meio à natureza além das trilhas, como o Macuco Safari, Trilha do Poço Preto e o Luau das Cataratas.

Dica: Para quem pretende fazer os passeios alternativos além das trilhas, o ideal é reservar um dia inteiro, assim dá pra apreciar toda a beleza do lugar com tranquilidade.

3- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Vista panorâmica do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Rios cristalinos, paredões de pedra e cachoeiras – essas são as maravilhas que compõem o cenário da Chapada dos Veadeiros – localizada no norte de Goiás -, um dos vários parques nacionais do Brasil.

A região da Chapada foi declarada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2001 e todos os anos recebe milhares de turistas do mundo inteiro. São centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com bilhões de anos, espécies e vegetação únicas.

Entre outubro e abril é muito comum chover bastante nesta região. Para poder aproveitar melhor o parque, o ideal é se programar para ir no inverno – que é a época de seca.

A área de conservação está entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança, sendo que a entrada do Parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso.

Para chegar até lá, uma opção é viajar de avião até Brasília e de lá pegar um ônibus até Alto Paraíso ou Vila São Jorge, que são as cidadezinhas mais conhecidas da região.

O Que Fazer no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

Caminhadas pelas trilhas e banhos de cachoeira são as principais atividades no parque. É o lugar perfeito para quem quer fugir da rotina e recarregar as energias.

Mas além do ecoturismo, a região também tem várias opções de atividades alternativas, como yoga, meditação e até mesmo Reiki.

Dica: Leve protetor solar, roupas e calçados adequados e sempre carregue com você água e algum alimento leve. Caminhadas no cerrado podem ser desgastantes.  

Gostou das dicas dos melhores parques nacionais do Brasil para conhecer? Já visitou algum? Conte pra gente nos comentários! 🙂

Imagens: Flickr (Chico Rasta/MTur), Flickr (Mauricio Pokemon/MTur), Flickr (Zig Koch/MTur), Flickr (Augusto Miranda/MTur)

assine nosso feed

compartilhar