27 de março de 2016

Conheça os melhores parques para fazer trilhas do Brasil

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Minha vida é andar por este país, prá ver se um dia descanso feliz… Já dizia Luiz Gonzaga! É provável que o cantor e compositor não estivesse fazendo referência as trilhas de caminhada do Brasil, mas bem que poderia, não é mesmo? Afinal de contas nosso país conta com diversas trilhas, que são felicidade garantida para os praticantes de trekking. Confira algumas das melhores!

Trilha do Vale do Pati, na Chapada Diamantina (BA)

No centro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, está a trilha do Vale do Pati, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Por lá há uma grande quantidade de atrativos: serras, cânions, cachoeiras, nascentes de rios e vales – além da simpatia dos moradores locais, que abrem suas casas para receber os turistas.

vale-do-pati-trilha-chapadaPara conhecer o Vale, você deverá contratar o serviço de uma empresa local, a dica é fazer a contratação com antecedência, pois a procura pode ser grande. Essas empresas trabalham com pacotes que variam em quantidade de dias, quilômetros e atrativos.
A visita a Chapada Diamantina e ao Vale do Pati pode iniciar na cidade de Lençóis, que além de ser a porta de entrada para a Chapada, conserva o charme e a beleza do interior.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

As paisagens deslumbrantes da Chapada dos Veadeiros faz o parque ser um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. As cachoeiras, a grande quantidade de quartzo, os picos e os cânions profundos, com suas águas cristalinas são os grandes atrativos da região.

parque-nacional-chapada-veadeiros-trilhaVeadeiros conta com alguns dos trekkings mais incríveis do Brasil, como a Travessia das Sete Quedas, que pode ser realizada em dois dias, totalizando mais de 23 quilômetros, desde o Centro de Visitantes até a Rodovia GO-239.
Outra trilha famosa é a Travessia Leste, que passa pelos vales dos rios Macaquinho e Macacão, totalizando cerca de 100 quilômetros.
Há ainda trilhas menores, como a dos Saltos, com aproximadamente 10 quilômetros e a dos Cânions.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (MG/RJ)

Localizado na Serra do Mar, entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é de uma beleza exuberante! A flora e fauna, típicas da Mata Atlântica, complementam o visual montanhoso do local.

Trilha-Parque-Nacional-Serra-orgaosHá inúmeras trilhas dentro do Parque, algumas delas podem ser percorridas em poucas horas, enquanto outras podem levar mais de um dia – nesse caso, o parque oferece estrutura para acampamento e abrigos; lembrando que o acampamento pode ser uma opção para os visitantes, independente da trilha. A prática de escalada é outro atrativo do parque, e ela pode ser realizada por iniciantes ou profissionais, porém é necessário pagar uma taxa e assinar o Termo de Responsabilidade.

Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

A beleza do Parque Nacional do Itatiaia encanta visitantes do mundo todo. O parque ocupa mais de 30 mil hectares, passando por municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

trilha-parque-nacional-itatiaiaAs cadeias de montanhas, os penhascos rochosos e as cachoeiras de água cristalina são os principais atrativos da reserva, que se divide em duas partes: planície e planalto. Na planície, na parte baixa, estão as caminhadas mais leves, que em poucos minutos chegam a belas cachoeiras e permitem a observação da rica diversidade de flora e fauna local. No planalto, a parte alta, as formações rochosas predominam e a prática de escalada é o principal atrativo – para realizar essa atividade é necessária a contratação de um guia do parque.
A portaria principal do parque fica na cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, e funciona 24 horas por dia.

Agora só falta preparar a mochila, vestir suas botas e partir para o próximo destino!

Imagens: Terra Chapada, Revide, ICMBio e Atlantic Eco.

assine nosso feed

compartilhar