27 de janeiro de 2020

Qual a viação mais antiga do Brasil?

Por: 

Quero Passagem

Categorias

A Auto Viação Catarinense, que antes era chamada de Empreza Auto Aviação Hahn, Hass & Darius, foi estabelecida em 1928, é a empresa mais antiga do estado de Santa Catarina e do país. A primeira linha da Catarinense ligava o município de Blumenau a capital Florianópolis, parando em Itajaí e Tijucas. Como a estrada na época não era muito boa, o percurso que hoje em dia se faz em 2 horas e 15 minutos, custava pelo menos 12 horas para chegar. A linha realizava o trajeto duas vezes por semana.

A empresa ainda tem o seu primeiro ônibus no acervo. Ele foi criado pela General Motors dos Estados Unidos, o ônibus foi reparado a menos de 10 anos e está na sede da Catarinense, localizada na capital.

O sucesso veio logo no início, que por mais que houvessem dificuldades da rota, a companhia trouxe desde esse momento eficiência, pontualidade e extrema preocupação em proporcionar o maior conforto possível para seus clientes. Há boatos que os sócios da empresa permanecessem até tarde esperando a chegada do ônibus para saber dos seus clientes como a viagem tinha ocorrido. O lema da Catarinense era “As pessoas em primeiro lugar!” onde exigia constantemente muito empenho dos fundadores para garantir um serviço de qualidade diante das adversidades. 

Depois uma agência bancária da região apresentou um crédito para que os donos comprassem o segundo ônibus. Então foi criada uma nova linha de Blumenau para Porto Alegre, onde o trajeto da viagem só podia ser feito com a maré baixa, pois a pista era a areia das praias. Com o preço bem mais baixo em relação as passagens de avião e os carros de passeio, muitos usuários passaram a preferir o transporte rodoviário.

Anos depois a Catarinense comprou ônibus automáticos e reestruturou o setor de cargas. Os ônibus adquiriram uma nova pintura que era mais vista na estrada e ajudava nos reparos. Já nos anos 80 foram inaugurados os trajetos para oeste de Santa Catarina. Logo depois a empresa começou a operar uma linha internacional entre a cidade Florianópolis a cidade Assunção no Paraguai.

Nos anos 90 o Grupo JCA do Rio de Janeiro passou a assumir a empresa, o grupo também é sócio de outras empresas, como a Auto Viação 1001, Cometa e as Barcas do Rio de Janeiro. Atualmente, suas linhas operam por toda região sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo e Paraguai. Por mês, a Catarinense transporta mais de 600 mil passageiros sempre visando o melhor para seus clientes.

assine nosso feed

compartilhar