26 de novembro de 2018

Dicas de Como Escolher o Melhor Assento do Ônibus para Viajar

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Quem opta por viajar de ônibus sabe bem a importância que é escolher seu assento preferido, pois isso pode fazer uma grande diferença no andamento da viagem. Corredor ou janela? Do lado direito ou esquerdo do ônibus? Logo na frente, no meio ou nos fundos?

São várias as opções, mas uma coisa é certa: algumas poltronas são mais escolhidas e indicadas do que outras.

Para ajudar você a escolher o melhor assento de ônibus antes de colocar o pé na estrada, a Quero Passagem separou algumas dicas e sugestões interessantes. Vamos conferir?

Os Assentos de Ônibus mais Cobiçados

A maioria dos viajantes de ônibus preferem as poltronas localizadas ao lado das janelas. Pois em uma viagem de longa distância, é uma ótima oportunidade para acompanhar as paisagens que compõem o trajeto. Além disso, a janela é ótima para servir de “apoio” para quem gosta de tirar um cochilo durante a viagem.

Por isso, para quem vai viajar de ônibus e não abre mão do visual da estrada deve reservar os assentos com antecedência.

Segundo um levantamento feito em 2017, as poltronas mais cobiçadas estão entre a 22 e 28, sejam elas na janela ou corredor. O requisito principal, neste contexto, é se manter na parte central do ônibus, pois é considerada mais segura.

Criança viajando de ônibus

Em Busca de Poltronas Vazias

Quem viaja sozinho e tem preferência por não compartilhar o assento ao lado pode seguir algumas dicas para tentar se livrar do companheiro indesejado. Poltronas ao lado do número 13, muitas vezes, são ignoradas por passageiros supersticiosos.

Há também quem prefira, justamente, sentar em lugares menos cobiçados, como próximos ao banheiro ou perto de entradas e saídas, para tentar ficar sozinho na poltrona dupla. Aqui, é uma questão de prioridade e pode valer a pena a tentativa.

>> Leia também: Como Comprar Passagem de Ônibus Online para Toda a Família: Vantagens e Dicas de Segurança

O Que é Bom Evitar

Na hora de selecionar o assento de ônibus pelo computador ou guichê da rodoviária, fique atento: geralmente, as poltronas aparecem dentro de um mapa do ônibus – isso serve para você ter uma referência de quais assentos ficam mais próximos do toalete e da porta.

Se você não quer ser incomodado durante a viagem, a dica é sentar longe desses lugares. Principalmente se boa parte do trajeto acontecer no período noturno. Mas, conforme falamos acima, tudo é uma questão de análise, que deve ser feita antes de comprar a passagem de ônibus.

Atenção aos Tipos de Ônibus

Quem está se programando para comprar uma passagem de ônibus, é aconselhável escolher as opções de acordo com a distância da viagem. Em caso de viagens mais longas, é recomendável escolher um tipo de ônibus com mais regalias e conforto. Já em viagens curtas, muitas vezes os itens básicos já são suficientes.

Esses são alguns dos principais tipos de ônibus:

1- Convencional: esse tipo de ônibus oferece apenas os itens básicos de conforto, como banheiro e ar-condicionado;

2- Executivo: um pouco mais robusto e confortável que o convencional, esse ônibus inclui itens como banheiro, ar-condicionado, Wi-Fi e poltronas reclináveis;

3- Semi-leito: seguindo a mesma linha dos ônibus executivos, os semi-leitos oferecem também descansos para os pés e poltronas um pouco mais reclináveis;

4- Leito: a principal diferença nos ônibus leitos é o conforto das poltronas, pois se comparam com camas reclináveis. Também é possível encontrar kits de lanche e café, assim como banheiros, Wi-Fi e TV com exibição de filmes.

 Imagem dentro do ônibus na estrada

Dicas Adicionais:

– Compre sua passagem de ônibus on-line;

– Cheque seus documentos antes de sair de casa;

– Se a bagagem for volumosa, leve-a no bagageiro;

– Tenha um travesseiro;

– Mesmo durante o verão, leve uma manta fina, pois o ar-condicionado pode deixar a temperatura realmente baixa aos que suportam menos o frio;

– Evite alimentos pesados durante a viagem e no dia anterior;

– Localize a saída de emergência do ônibus;

– Nas paradas, saia um pouco do ônibus para se alongar e diminuir dores e dormências;

Independente do assento de ônibus a melhor dica é que você use sempre o cinto de segurança!

E aí, gostou das dicas? Para você, qual o melhor assento para viajar de ônibus?

Imagens: Ashley Gerlach (Unsplash), RobCris (Fotolia)

assine nosso feed

compartilhar