25 de outubro de 2019

Serra da Canastra: a região que abriga os melhores queijos do Brasil

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Se você está em busca de belas paisagens, ecoturismo, cachoeiras, história e gastronomia de primeiro mundo, está esperando o que para visitar a Serra da Canastra? Localizada no sudeste de Minas Gerais, é lá onde fica um dos parques nacionais mais importantes do Brasil – o Parque Nacional da Serra da Canastra.

No entanto, fora as inúmeras atrações naturais espalhadas pela região, é lá também que é fabricado o famoso e premiado queijo da Serra da Canastra. Em 2019, a região ganhou 24 medalhas na quarta edição do concurso Mundial Du Fromage 2019, realizado no município de Tour, na França.

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na região é possível visitar as fazendas onde os queijos são fabricados e observar de perto o processo artesanal responsável por esta iguaria. Isto sem falar na saborosa culinária mineira, tida como uma das melhores do Brasil. Com o turismo cada vez mais desenvolvido, este pedaço de Minas Gerais oferece inúmeras opções de hospedagem e bons restaurantes.

Se você não sabe, o legítimo queijo canastra deve ser produzido na região que engloba sete municípios (Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita) e seguir uma receita específica. Região repleta de montanhas, com vegetação bem preservada, e na área de transição entre o cerrado e a mata atlântica, são diversos os fatores que fazem da Serra da Canastra um lugar propício para a produção de queijos e cada vez mais procurada por turistas do Brasil inteiro.

 

Fotos: divulgação

assine nosso feed

compartilhar