17 de agosto de 2018

O Melhor Tipo de Ônibus para Viajar com Crianças

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Quando decidimos viajar de ônibus com crianças, surgem diversas dúvidas e preocupações: Qual tipo de ônibus escolher? Quais documentos são necessários? Que tipos de cuidados é preciso ter a bordo? Como deixar a criança confortável durante a viagem?

Fazer uma viagem com crianças é uma ótima oportunidade para curtir os pequenos. Mas, para que seja proveitoso, é importante atentar-se para esses e outros detalhes para tudo sair conforme o esperado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que vai viajar de ônibus com criança. Confira!

Preparação para a Viagem

Muito antes de escolher o ônibus e os assentos ideais para viajar com crianças, é necessário se preparar para a viagem com antecedência.

Se você for viajar com uma criança menor de 12 anos e não é pai/mãe/responsável legal dela, é necessário fazer uma autorização registrada em cartório para poder embarcar.

Lembrando que, estando na companhia de um dos pais ou responsável, a autorização é dispensada. E se a criança for maior de 12 anos, é necessário apenas estar com o documento dela em mãos.

Leia Mais: Saiba quais as Regras para Crianças Viajarem Sozinhas de Ônibus

O Tipo de Ônibus Ideal para Fazer uma Viagem com Crianças

Na hora de escolher entre os diversos tipos de ônibus disponíveis para viajar com crianças, leve em conta alguns fatores, como por exemplo, o conforto do ônibus e o tempo de viagem até o destino final.

Se o trajeto for mais longo, o ideal é escolher um ônibus com poltronas maiores, mais espaçosas e confortáveis. Já se a viagem for menos demorada, um ônibus mais simples pode ser a solução.

Geralmente, os mais espaçosos são os executivos e leito. Mas, para sanar todas as dúvidas entre em contato a viação escolhida e pergunte sobre o espaço entre os assentos e sobre a possibilidade de levar um bebê conforto, por exemplo, para facilitar a sua viagem.

Dependendo do tipo de ônibus escolhido, algumas regalias podem estar incluídas. Confira algumas delas:

– Convencional: O ônibus convencional conta com poltronas acolchoadas e reclináveis, apoio para os pés e ar-condicionado.

– Executivo: Além do que é citado acima, os ônibus executivos também possuem ar-condicionado com regulagem individual, água mineral, entrada USB para carregamento de dispositivos móveis e acesso à internet.

– Leito: O grande diferencial desse tipo de ônibus são as poltronas maiores – com inclinação até 180° – além do kit lanche, mantas e travesseiros disponíveis.

A Quero Passagem tem parceria com mais de 150 viações! Você pode escolher entre mais de 5 mil destinos no Brasil e fazer sua viagem em família com a sua viação e o seu tipo de ônibus preferido! Reserve agora mesmo sua passagem!

Qual o Melhor Assento para Viajar com Crianças?

A melhor poltrona para quem viaja com os pequenos são os primeiros assentos. Eles têm mais espaço entre um e outro e, por isso, são as melhores opções para uma viagem com crianças. Outra dica é pegar o assento do corredor. Assim, você terá livre passagem caso necessite e muito mais espaço para se posicionar com a criança.   

É preferível também viajar com os pequeninos à noite, já que eles ficam menos agitados e a viagem costuma passar mais rápido.

Se for um bebê de colo, não é necessário comprar um assento a mais, até porque crianças com até 5 anos, desde que viajem no colo, pode viajar de ônibus de graça.

Durante a Viagem de Ônibus

Antes de embarcar no ônibus, certifique-se de que está com todos os documentos e bagagens necessárias para a viagem.

As crianças são mais sensíveis ao frio e, normalmente, os ônibus deixam o ar-condicionado ligado. Por isso, mesmo que o veículo escolhido disponibilize mantinhas, leve um casaquinho na bagagem de mão para aquecer o pequeno.

Jogos, livrinhos e brinquedos são ótimas distrações para as crianças. Lembre-se também de levar um fone de ouvido caso o pequeno queira assistir vídeos no celular, para não atrapalhar os demais passageiros.

Leve também água, comida, fraldas e trocador portátil (caso necessário) e uma muda de roupas extra na bagagem de mão. Remedinhos e lenços umedecidos também são importantes, afinal, nunca se sabe quando podem ocorrer imprevistos, não é mesmo?

Nas paradas do ônibus, aproveite para descer e levar a criança para tomar um ar, ir ao banheiro e ver coisas diferentes.

E, principalmente, aproveite o momento! Viajar com crianças é sempre uma ótima oportunidade para aprender, trocar carinhos e relaxar.

Qual é o seu tipo de ônibus preferido para viajar com crianças? Conte para a gente!

Imagens: Unsplash, Super Shuttle, cmnddevip

assine nosso feed

compartilhar