12 de abril de 2019

Viagem de Avião com Bebê ou Crianças: 8 Dicas para Garantir um Voo Tranquilo

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Mãe e filho bebê viajando de avião

Para muitas pessoas, viajar é um estilo de vida. E o gosto por explorar o mundo vem de berço! Por isso, muitos pais começam a levar seus filhos para conhecer novos lugares e desenvolver nos pequenos desde cedo a vontade de conhecer o mundo inteiro.

Mas, para fazer uma viagem de avião com bebê ou crianças pequenas é preciso estar ciente de algumas regras e restrições. Confira agora quais são elas:

Bebês podem viajar de avião?

Sim! Não há restrição de idade para embarque em viagens de avião. Cabe aos pais medirem a necessidade de realmente fazer a viagem e tomar os devidos cuidados.

Pediatras recomendam esperar até que a criança complete 3 meses, período suficiente para tomar as principais vacinas do calendário, como a BCG (contra tuberculose) e a meningocócica C conjugada (contra meningite e outras infecções).

De qualquer modo, é sempre bom consultar o médico pediatra para checar se a criança está pronta para viajar.

Passagens para crianças são mais baratas?

Em voos nacionais, a maioria das companhias aéreas não cobra a passagem de avião de crianças menores de 2 anos acomodadas no colo de um adulto. Ultrapassando essa idade, é obrigatório que os pequenos sejam acomodados em assento próprio.

Para crianças acima de 2 anos, as companhias costumam cobrar entre 50% e 75% do valor total da passagem de avião, então a dica é sempre se informar antes de efetuar a compra.

Qual a documentação necessária para fazer uma viagem de avião com bebê ou crianças?

Uma etapa de extrema importância é estar a par de todos os documentos necessários para embarques de bebês, crianças e adolescentes. Os principais são: RG ou certidão de nascimento e carteirinha de vacinação.

Com quantos anos pode viajar de avião sozinho?

Em viagens nacionais, crianças entre 5 e 11 ainda precisam estar acompanhados de um responsável durante uma viagem de avião, porém, se isso não for possível, é necessária uma autorização – que deve ser solicitada na vara da Infância e da Juventude, pelo responsável legal que levará a criança ao aeroporto.

A autorização deverá constar todos os dados da criança, do responsável legal e também do responsável em recebê-la no aeroporto de destino, bem como todos os dados do voo (data, horário, companhia aérea e número do voo).

Já crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos incompletos podem viajar de avião sozinhos, desde que apresentem documento legal de identificação com foto que comprove a idade.

Pais embarcando com criança em avião

O que levar na bagagem de mão ao viajar de avião com criança?

Mesmo que a viagem seja curta, é preciso caprichar na hora de preparar a bagagem de mão ao fazer uma viagem de avião com bebê ou crianças. Alguns itens são muito importantes:

– Mamadeiras e chupeta

– Alimentos leves, papinha e leite em pó

– Lenços umedecidos, panos e toalha para higiene

– Manta ou blusa de frio

– Brinquedos

– Medicamentos

Para crianças um pouco maiores, também é recomendado levar alimentos como frutas e barrinhas de cereal, roupas extras e medicamentos.

>> Leia também: 6 Dicas de Como Escolher o Melhor Assento para Viajar de Avião

Como entreter crianças durante o voo?

Em geral, os bebês dormem mais que os adultos, por isso não precisam de muitas distrações. Já crianças com mais de 2 anos merecem atenção especial.

É claro que não dá para levar todos os brinquedos que os pequenos mais gostam, mas é possível embarcar com tablets, jogos ou livros para colorir, por exemplo. Sendo uma atividade agradável para a criança e que não incomode os demais passageiros, está valendo!

Dicas específicas para uma viagem de avião com bebê

Como trocar fraldas durante um voo de avião?

Atualmente (e felizmente), quase todas as aeronaves possuem pelo menos um banheiro com fraldário. Durante voos curtos, tente fazer a troca antes mesmo de embarcar, assim pode nem ser necessário fazer trocá-la durante o trajeto.

Em caso de voos de longa duração, e principalmente se estiver sozinha(o) com o bebê, peça ajuda para algum comissário de bordo, que geralmente são bem solícitos e poderão te auxiliar tranquilamente.

Posso solicitar um berço no avião?

Sim! A maioria das companhias aéreas oferece bercinho para os bebês dentro da aeronave, mas a solicitação precisa ser feita com antecedência. O ideal é fazer o pedido no momento em que comprar a passagem de avião.

Também é possível fazer a solicitação ligando para a empresa. Recomenda-se que o pedido seja feito com 48h de antecedência do embarque, ou, em último caso, tentar pedir para que providenciem o berço na hora do check-in.

No geral, os berços são disponibilizados para bebês de até 6 meses. Para informações mais detalhadas, entre em contato diretamente com a sua companhia aérea.

Você já fez alguma viagem de avião com bebê ou crianças pequenas? Conte para gente sua experiência e outras dicas!

Imagens: Pixabay (Silver Stylus), Pexels (Johannes Rapprich)

assine nosso feed

compartilhar