11 de junho de 2019

Mito ou Verdade? 9 Crenças sobre Viajar de Avião para Desmistificar Já!

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Avião em solo no aeroporto

Ter medo de viajar de avião não é incomum. Afinal, como um objeto tão grande e pesado pode sair do chão e voar em direção a qualquer parte do mundo? Por outro lado, sabemos que este é o meio de transporte mais seguro da atualidade, já que a chance de morrer em um acidente aéreo é de uma em 8 milhões (menor que em um terremoto!).

Mesmo assim, algumas crenças e mitos difundidos popularmente fazem com que muitas pessoas fiquem inseguras e receosas ao realizar uma viagem de avião. Outras nem possuem relação com a segurança a bordo, mas geram bastantes dúvidas.

Para esclarecer e desmistificar algumas das informações passadas de boca em boca, separamos 9 crenças para te contar o que é verdade ou apenas mito sobre viajar de avião. Confira!

  1. É possível Abrir a Porta do Avião durante o Voo?

Mito! Para abrir a porta da aeronave é preciso que a pressão na parte de dentro e de fora sejam semelhantes.

Durante o voo, quando o avião está a milhares de pés de altura, a pressão atmosférica é bem menor do que a que temos no solo. Já no interior da cabine, a pressão é aumentada artificialmente, tornando a abertura da porta uma tarefa quase impossível em tais condições.

Para uma pessoa abrir a porta da aeronave, além de conseguir destravar os parafusos de segurança, seria necessário realizar uma força correspondente a 11 mil quilos.

Então, pode viajar de avião tranquilo, pois é praticamente impossível abrir a porta durante o voo.   

  1. Uma pessoa Pode ser Sugada pelo Vaso Sanitário do Avião?

Mito! Apesar do barulho provocado pelo sistema de sucção a vácuo, não é possível que uma pessoa seja sugada pelo cano do vaso sanitário. Para evitar desconfortos, é indicado que a descarga seja dada após o indivíduo levantar do assento.  

  1. Resíduos da Descarga são Descartados Durante o Voo?

Mito! Não, não existe a chance de você ser acertado por dejetos do banheiro de um avião. Todo o conteúdo recolhido pela descarga a vácuo é depositado em tanque com essa função. No aeroporto, o tanque é esvaziado e descartado apropriadamente.

Cabine do piloto e co-piloto do avião

  1. Comissários de Bordo podem Prender um Passageiro?

Verdade! Ao viajar de avião, a maior autoridade a bordo é o piloto. Caso algum passageiro ofereça riscos às outras pessoas e tripulantes, um comissário pode prendê-lo a pedido e em nome do piloto.  

> Veja Também: Dúvidas Frequentes sobre Viajar de Avião

  1. Tempestades e Raios Aumentam o Risco de Acidentes?

Mito! As tempestades durante a viagem de avião são mesmo assustadoras e podem causar turbulências que deixam as pessoas ainda mais amedrontadas. Contudo, os aviões e pilotos são preparados para enfrentar esse tipo de situação – que não é incomum -, podendo conduzir o avião mesmo com a visibilidade baixa.

Caso um raio atinja a aeronave, o sistema pode ficar comprometido, porém sem comprometer a segurança a bordo. Neste caso, o avião será inspecionado após o pouso.

  1. Pilotos possuem Paraquedas sob seus Assentos?

Mito! Os pilotos e copilotos são treinados para conduzir a aeronave de forma segura até o solo e, mesmo em caso de imprevistos e condições adversas, eles devem pilotar o avião até o pouso, provocando o menor dano possível.

Nenhum piloto ou comissário de bordo irá abandonar a aeronave com um paraquedas no meio da viagem de avião e deixar os passageiros ali.  

  1. Tomar Bebidas Alcoólicas no Voo Pode te Deixar Bêbado mais Rápido?

 Fila de assentos de uma aeronave

Mito! Apesar da crença, não é comprovado que ingerir bebidas alcoólicas durante o voo deixará o passageiro bêbado mais rapidamente.  

  1. A Fila 13 não Existe?

Verdade! Não é uma regra geral, porém como em alguns países o número 13 é visto como portador de má sorte, algumas companhias aéreas pulam esse número para não causar desconfortos aos passageiros que irão viajar de avião.

  1. O Ar que Circula Dentro do Avião é Impuro e Pode Transmitir Doenças?

Mito! Apesar de fazer sentido, as aeronaves possuem um sistema eficiente de limpeza do ar que circula nas cabines que se assemelha ao de hospitais.

Para renovar o ar durante a viagem de avião, este passa por filtros de alta retenção na parte de baixo da fuselagem, eliminando vírus e bactérias e se misturando com ar fresco que vem das hélices. Assim, o ar de boa qualidade volta para a aeronave, sendo totalmente renovado a cada 3 minutos.    

Conhece outros mitos sobre viajar de avião? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Unsplash (Ashim D’Silva), Unsplash (Caleb Woods), Pexels (Sourav Mishra)

assine nosso feed

compartilhar