9 de agosto de 2019

Voos Cancelados, Alterados ou Atrasados? Veja como Proceder!

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Quero Passagem

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Voos Cancelados, Alterados ou Atrasados? Veja como Proceder! Ninguém gosta de ter os voos cancelados ou atrasados, não é mesmo? Esses incômodos acabam atrapalhando os planos programados para a viagem e, muitas vezes, causam irritação e desconforto para o passageiro. Pensando nisso, a Quero Passagem preparou para você algumas dicas de como proceder em caso de voos cancelados, atrasados ou alterados. Confira:

1. Meu voo está muito atrasado. O que posso fazer?

Voos Cancelados, Alterados ou Atrasados? Veja como Proceder!   De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a maioria dos atrasos em voos ocorre por conta das condições climáticas, que podem mudar de uma hora para a outra. Para evitar maiores desconfortos, é obrigação da empresa manter o passageiro informado a cada 30 minutos sobre a previsão de partida dos voos atrasados. Assim, dependendo do tempo de atraso, a empresa precisa cumprir com algumas obrigações: - A partir de 1 hora de atraso: é dever da empresa fornecer meios de comunicação para que você consiga informar parentes ou alguém que esteja esperando por você (esses meios envolvem internet, telefone e afins); - A partir de 2 horas de atraso: a empresa precisa fornecer alimentação, podendo ocorrer através de vouchers, ou dando a própria refeição ou lanche; - A partir de 4 horas de atraso: se isso implicar em passar a noite no aeroporto, é obrigação da empresa fornecer acomodação e transporte de ida e volta até o local onde você ficará hospedado. Caso você ainda esteja na cidade onde reside, a empresa pode fornecer apenas o transporte para sua casa e da casa de volta ao aeroporto.

2. E no caso de cancelamento do meu voo? Há alguma solução?

Voos Cancelados, Alterados ou Atrasados? Veja como Proceder! Sabemos que cancelamentos de voos são os maiores incômodos, mas não se desespere, pois seus direitos estão reservados. Nesse caso, a empresa de aviação precisa comunicar o cancelamento do voo imediatamente e começar a preparação para resolver o problema da maneira que melhor atenda ao cliente. Além disso, você tem o direito de decidir qual a melhor, uma vez que não é obrigatório que o cliente aceite a proposta da empresa. Veja algumas dicas do que se pode fazer: - Uma das opções é o reembolso da passagem aérea, e isso inclui a taxa de embarque. Mas fique atento, pois, nesse caso, a empresa pode suspender a assistência material; - Outra opção, normalmente sendo a mais escolhida, é remarcar a passagem. Atenção! Você pode escolher a data e horário que forem mais convenientes e que se encaixam melhor com suas necessidades; - Você também pode escolher por embarcar no próximo voo da empresa para o mesmo destino original, se ainda houver assentos disponíveis; - Caso seu ponto de destino seja consideravelmente próximo do aeroporto onde está sendo feita a conexão, outra escolha é a de terminar a viagem com outro meio de transporte (pode ser de trem, ônibus, táxi ou afins). O importante é sempre manter a calma, mas ser firme. Fique sempre atento à opção que escolher, pois em algumas delas a empresa pode suspender a assistência material.  
> Veja também: Dúvidas Sobre Viajar de Avião? Confira a Solução de 8 Perguntas Frequentes
 

3. A programação do meu voo foi alterada. Tenho algum direito?

Voos Cancelados, Alterados ou Atrasados? Veja como Proceder!   Em casos de alteração, seja por horário ou por outros motivos, a empresa precisa informar ao cliente com, no mínimo, 72 horas antes da data do voo. Caso o aviso não ocorra, ou a alteração seja maior que 30 minutos - para voos domésticos - ou maior que uma hora - para voos internacionais - e essas alterações não sejam avisadas com antecedência, você não é obrigado a concordar com essas mudanças. Há outras opções a serem consideradas: - Pedir reembolso da passagem; - Remarcar a passagem para uma data e um horário que se encaixem da melhor maneira às suas necessidades; - Escolher terminar a viagem através de outros meios de transporte (trens, táxis, ônibus e afins) com a assistência material incluída se for adequado. Não se preocupe caso algum desses inconvenientes ocorram. Lembre dos seus direitos e busque um atendente o mais rápido possível, explicando o problema de forma detalhada, se mostrando firme a todo momento. Exija sempre seus direitos de consumidor e não tenha medo de fazê-lo. Gostou das dicas? Se já passou por alguma situação assim, compartilhe com a gente nos comentários como conseguiu lidar com a situação! Imagens: Unsplash (Josue Isai Ramos Figueroa); Unsplash (Erick Odiin); Unsplash (Jeshoots); Unsplash (VanveenJF)

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