Venda de passagens de ônibus online: Um mercado em franco crescimento

Cerca de 70% das 230 empresas de ônibus que operam em território brasileiro já comercializam passagens pela internet, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “A tendência é que, em um curto espaço de tempo, todas passem a usar mais este canal de venda, já que o brasileiro aos poucos vem se acostumando a fazer suas compras com um simples toque na tela do computador, dos tablets ou do celular”, destaca Lukasz Gieranczyk, CEO da Quero Passagem.
O Brasil já soma mais de 83 milhões de internautas, boa parte deles adeptos do comércio eletrônico. Em 2013, apesar da inflação elevada e do baixo crescimento econômico, as vendas online alcançaram um faturamento de R$ 28,8 bilhões contra R$ 22,5 bilhões no ano anterior, uma alta de 28%. O volume de pedidos cresceu 32%, saltando de 66,7 milhões para 88,3 milhões, de acordo com dados do e-Bit.
A venda de passagens de ônibus contribuiu para o bom desempenho, com mais de 1 milhão de passagens comercializadas pela web no ano passado, segundo as operadoras. “Em 2014, a expectativa é que os números sejam ainda mais atraentes, seja pela consolidação das plataformas especializadas nesse tipo de comércio, seja pela mudança gradual do hábito do brasileiro de comprar pela internet ou pelo momento vivido pelo Brasil”, comenta Gieranczyk.
O empresário acredita que a proximidade da Copa do Mundo tende a encarecer o preço dos bilhetes aéreos e dificultar a disponibilidade de assentos. Vale lembrar que, em 2013, o bilhete aéreo subiu em torno de 7,5% no país, superando pelo terceiro ano consecutivo a inflação. “Cerca de 600 mil turistas deverão circular por aqui entre os meses de junho e julho e muitos adotarão o ônibus como alternativa, principalmente para distâncias inferiores a seis horas de viagem”, comenta.

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