PASSAGENS DE ÔNIBUS

CENTRAL DE PASSAGENS RODOVIÁRIAS

Empresa quer ser maior buscador de passagens rodoviárias no país

Planejando viajar de ônibus para Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, Lukasz Gieranczyk navegou na internet em busca das melhores ofertas de passagens e destinos. “Não encontrei nada que me agradasse, mas vi uma oportunidade para abrir meu próprio negócio”, conta o empresário. Então, o polonês fez as contas, somou suas economias e investiu R$ 150 mil na criação de uma plataforma de venda de passagens rodoviárias online, a Quero Passagens. A startup entrou em operação em setembro de 2013 e, em pouco tempo, atraiu a atenção de investidores estrangeiros, que deverão aportar cerca de R$ 1 milhão à medida que a empresa for ganhando envergadura.
“A concorrência existe, mas nosso grande diferencial é a oferta não apenas de bilhetes, mas de serviços associados a boas ferramentas de marketing”, afirma. Em seis meses de atividade, a empresa comercializa passagens das 30 principais empresas de ônibus do país, as quais cobrem 80% dos trechos em operação, num total de 3 mil destinos.
O portal, disponível em português, inglês e espanhol, acumula 50 mil usuários únicos e 150 mil page views mensais. Além disso, o tíquete médio comercializado hoje é de R$ 200, mas há compras em torno de R$ 2 mil para um grupo de cinco pessoas. “Esse bom desempenho é resultado da facilidade de navegação, alta visibilidade e eficiência do serviço, que permite ao cliente adquirir um bilhete em cinco minutos”, ressalta. O pagamento é outro diferencial. O site aceita compras com cartões de crédito nacional e internacional, sem a exigência de CPF para estrangeiros, além de boletos bancários com 5% de desconto.
Para garantir visibilidade, a Quero Passagem adota o marketing inteligente online, apostando em mecanismos de posicionamento no Google com nada menos do que 16 mil palavras-chave. “Assim, esperamos fechar o ano com 500 mil usuários únicos e, até junho de 2015, alcançar 1 milhão”, declara Gieranczyk.
O próximo passo será despertar a atenção das agências de viagem e da rede hoteleira. Para tanto, a empresa criou um mecanismo de afiliação, em que os parceiros colocam a oferta de passagens no próprio site, com link direto para a startup. Sobre cada bilhete vendido, ganham uma comissão. “Em 15 dias já somamos dez hotéis e cinco agências parceiras, entre os quais a Via Régia Turismo e o Hostel Brasil Butique. Temos ainda parcerias com sites de ônibus, como onibuspassagens.com.br e autoaviacoes.com.br”, revela.

De olho na Copa

Atenta às oportunidades da Copa 2014, a Quero Passagem está fechando acordos com as federações de futebol da Inglaterra, Portugal e Espanha. A ideia é comercializar bilhetes com antecedência para os visitantes que desejem circular ao redor das cidades-sedes em viagens de menos de seis horas. No período dos jogos, a expectativa é que 50% das vendas sejam para estrangeiros. Ao longo do ano, a média deve ser de 20% de estrangeiros e 80% de brasileiros.
Gieranczyk adianta que está preparando uma série de vídeos, a ser lançados antes da competição, sobre viagens de ônibus pelo Brasil, abordando temas como segurança, conforto, documentação, além de um glossário em inglês e espanhol para facilitar a vida dos estrangeiros. “Disposição é o que não falta. Afinal, nosso objetivo é transformar a Quero Passagem no maior buscador de passagens rodoviárias do Brasil”, finaliza.

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