29 de junho de 2018

Como Fazer Networking em Eventos: 6 Dicas Imprescindíveis

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Sabemos que possuir uma boa rede de contatos e relacionamentos é essencial para aumentar as chances de sucesso profissional e criar oportunidades de carreira. Essa rede de contatos é mais conhecida como network.

Em outras palavras, network nada mais é do que uma rede de pessoas com quem você pode trocar informações e conhecimento. E possuir um bom grupo de contatos é fundamental para obter sucesso na vida, seja profissional ou social.

Mas, apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem ao certo como fazer networking. Por isso, separamos aqui algumas dicas para ajudá-los nessa missão. Confira!

Participe de Eventos

Participar de eventos voltados para a sua área de interesse é essencial para ampliar sua rede de relacionamentos.

São nesses eventos que você encontrará pessoas com propósitos semelhantes e se atualizará sobre o mercado, além de se deparar com profissionais de vários setores. Assim, em um único evento você terá a possibilidade de não só ampliar seus contatos, como também expandir sua visão de mercado.

Quem tiver interesse, vale a pena ficar de olho nos eventos em São Paulo. A cidade é um verdadeiro centro de negócios e é lá que acontecem feiras, cursos e eventos das mais variadas áreas, como moda, literatura, tecnologia, hotelaria, investimento, comércio, etc.

Por ser a grande metrópole do Brasil, chegar à capital paulista não é difícil. São inúmeros voos diretos saindo das mais diversas partes do Brasil. Além disso, é fácil encontrar opções de passagens de ônibus para São Paulo, o que pode baratear bastante o custo da viagem.

Prepare-se!

Antes de participar de qualquer evento você deve estar bem preparado. Ou seja, pesquise sobre o evento em si, quais empresas estarão participando, quem você poderá encontrar, os assuntos que estarão em alta, quais palestras/pessoas são mais relevantes para você…

Esteja preparado também para responder perguntas sobre você, sobre seu negócio e sobre seus planos. Atualize-se também sobre os lançamentos que acontecerão durante o evento e tenha em mente as suas dúvidas.

Além disso, estude a agenda do evento. Saiba quais palestras acontecerão, o público-alvo de cada uma dela e quais são mais interessantes para a rede de relacionamentos que você pretende construir. Também observe os horários dos intervalos, coffee breaks e happy hours, pois esses momentos são fundamentais para se conectar às pessoas.

Faça Network Antes de Precisar

Muitas pessoas participam de eventos de networking para conseguir algo em troca. O problema com essa abordagem é que as pessoas sentem quando você está em busca apenas de obter vantagens para si – e não é assim que as coisas funcionam.

Dessa forma, a dica é: comece o networking mesmo quando você não estiver em busca de algo específico. Ajude quem estiver ao seu alcance e forme laços verdadeiros e despidos de interesse. Esses pequenos gestos são a base de bons relacionamentos e podem fazer a diferença no futuro quando as situações forem inversas.

Escute com Interesse

Outra dica de como fazer networking é escutar com interesse. Não é porque você nunca ouviu falar em determinada pessoa que você não deve escutá-la.

Cada pessoa tem o seu valor e escutá-las com interesse é essencial para descobrir indivíduos especiais. Muitas vezes, alguém que pode não ter o maior título do local detém um vasto conhecimento e uma rede de conexões recheada, e você só descobrirá essa “joia” se estiver o escutando.

Movimente-se Durante o Evento

Algo simples que pode fazer toda a diferença durante os eventos é movimentar-se e circular pelo ambiente. Não se limite a determinada área ou palestra. Explore o que o evento tem a oferecer e mantenha a mente aberta.

Você nunca sabe quando e onde poderá se deparar com novos contatos, e buscar novas oportunidades de conexões é essencial.

Ative seus Contatos

Não basta apenas conseguir contatos durante um evento, para que o networking seja realmente válido você precisa ativá-los. Em outras palavras, procure entrar em contato com as pessoas após a ocasião em que se conheceram.

Mande um e-mail, adicione nas redes sociais ou mande uma mensagem de texto. O importante é formar um vínculo que vá além daquele primeiro contato no evento. Aqui, cuidado para não parecer forçado. Assim, nada de enviar mensagens irrelevantes e sem conteúdo.

Gostou das dicas de como fazer networking? Conte para gente nos comentários!

Imagens: Pexels, Topresume, Businessandcafe, Ambra College

assine nosso feed

compartilhar