5 de março de 2018

Turismo Adaptado: 4 Dicas de Destinos para Portadores de Necessidades Especiais

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Realizar uma viagem incrível, conhecer lugares lindos e se aventurar por aí são desejos comuns de muitas pessoas, inclusive entre os portadores de necessidades especiais.

Entretanto, sabemos que para quem tem a mobilidade reduzida, falta de visão ou audição, esse anseio pode acabar se transformando em uma frustração. Isso porque nem todos os locais são adaptados e estão preparados para receber pessoas com algum tipo de deficiência.

Pensando nisso, alguns lugares do país adaptaram suas atrações para receber com qualidade todos os tipos de turistas e nós listamos alguns dos melhores destinos com turismo adaptado para portadores de necessidades especiais. Confira!

Socorro/SP

Passagem de ônibus para Socorro

Quem disse que portadores de necessidades especiais não podem praticar esportes de aventura?

A cidade de Socorro, no interior de São Paulo, é conhecida por oferecer diversas atividades de aventura e possui uma das maiores tirolesas do Brasil, com mais de 1km de extensão.

Grande parte das atividades é adaptada para atender pessoas com deficiência física, motora, auditiva, visual e mobilidade reduzida. Entre as atividades estão: rafting, cavalgada, rapel, arvorismo, tirolesa, bóia-cross, acqua-ride e caminhada.

Fortaleza/CE

Passagem de ônibus para Fortaleza

A capital do Ceará é muito procurada por pessoas de todos os tipos, seja por suas construções históricas, cultura, culinária ou as belas praias da região.

O local conta com turismo adaptado em algumas atividades esportivas e ecoturismo. Além disso, um dos parques mais famosos, o Beach Park, conta com acesso para portadores de necessidades especiais se divertirem nas piscinas e acomodações do resort.

Rio de Janeiro/RJ

Passagem de ônibus para o Rio de Janeiro

O destino mais visitado do Brasil por turistas do mundo todo também conta com atrações pensadas para os portadores de necessidades especiais.

O famoso Cristo Redentor faz parte do turismo adaptado da cidade e permite um passeio muito proveitoso e confortável para quem possui mobilidade reduzida.

Outras atividades interessantes na cidade maravilhosa são a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Jardim Sensorial, onde os visitantes são convidados a experienciar diferentes texturas e aromas com os olhos vendados.

Foz do Iguaçu/PR

Passagem de ônibus para Foz do Iguaçu

A cidade é casa das famosas Cataratas do Iguaçu, além de fazer fronteira com a Argentina e Paraguai e proporcionar diversos passeios que incluem os portadores de necessidades especiais.

O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as impressionantes 275 quedas d’água, é praticamente todo adaptado. Outra atração apta a receber visitantes com alguma deficiência é a Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia.

Viagem de Ônibus para Portadores de Necessidades Especiais

Além de escolher o destino ideal, encontrar o meio de transporte também é uma preocupação. A viagem de ônibus para portadores de necessidades especiais é uma boa alternativa para chegar à cidade selecionada com conforto e segurança.

Há uma lei que prevê que todos os tipos de transportes – incluindo os pontos de acesso como paradas e terminais rodoviários – sejam acessíveis a pessoas com alguma deficiência.

Dessa forma, todos os ônibus devem ser adaptados para cadeirantes, além de contar com funcionários treinados e capacitados para atender passageiros com mobilidade reduzida, falta de visão ou audição.

No caso dos deficientes visuais, também é assegurado o direito de levar o seu cão-guia de forma gratuita.

Conhece algum outro destino com turismo adaptado para portadores de necessidades especiais? Compartilhe nos comentários!

Imagens: UOL Viagem, Rent a Car NEWS, TV Brasil, Cadeira Voadora, Jornal O Tempo.   

assine nosso feed

compartilhar