8 de junho de 2018

Centro Oeste: Os 5 Melhores Destinos para Conhecer e se Apaixonar pela Região

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Com diversas culturas e paisagens representadas em seu território, a região Centro Oeste é a segunda maior do Brasil.

É formada pelo Planalto Central (constituído de Mata Atlântica e Cerrado), pelo Planalto Meridional (com a maior concentração de montes e picos da região) e pela Planície do Pantanal (onde está localizado o famoso Pantanal Mato-grossense, a “maior planície de inundação do planeta”).

Por conta disso, o Centro Oeste detém alguns dos melhores destinos para quem quer conhecer o Brasil de um jeito diferente da rota tradicional.

Dentre os pontos turísticos, é possível destacar lugares com cachoeiras, chapadas e montanhas para os fãs do turismo de aventura – sem falar na gastronomia e na história, presentes fortemente nesta região. Cada estado tem suas belezas peculiares, e todos eles juntos formam um ótimo roteiro de viagem.

Vamos conhecer?  

Mato Grosso

Lar do Pantanal, Mato Grosso comumente é referenciado por sua vegetação e clima diferenciados. Cuiabá, a capital do estado, detém museus, igrejas, parques e diversos atrativos históricos da época colonial – além de ser uma ótima base para quem deseja visitar outras cidades do estado, pois oferece diversos ônibus para o interior do Mato Grosso.

Um dos pontos turísticos mais famosos da Região Centro Oeste é a Chapada dos Guimarães, onde estão algumas das cachoeiras, grutas, cavernas e trilhas mais bonitas do país.

Outro local interessante para quem curte praticar o ecoturismo é o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, onde é possível conhecer de perto esse bioma. É necessária autorização prévia para visitar o local.

Encontre aqui passagens baratas para Alta Floresta

Já o município de Alta Floresta, outro grande destino do estado, detém alguns dos melhores passeios quando se trata de turismo na Amazônia.

Um dos destinos mais requisitados a partir da cidade é a Serra do Cachimbo, que fica na zona de transição entre a floresta e o cerrado.

Mato Grosso do Sul

Veja passagens de ônibus para Bonito clicando aqui!

O Mato Grosso do Sul conta com diversos parques e biomas diferenciados em seu território. São grutas, serras, cachoeiras e rios para conhecer e se aventurar.

A região também oferece paladar rico em cultura e significado: a variedade de peixes e seus mais diversos preparos é um exemplo disso – sem falar na ligação com a cultura paraguaia por conta da fronteira, que traz para a gastronomia local alimentos como o churrasco acompanhado de mandioca, o tereré (espécie de mate gelado), a chipa, a sopa paraguaia, entre outros.

Com relação aos melhores destinos no Mato Grosso do Sul para quem gosta de turismo de aventura, Bonito é um bom local para conhecer. Localizado na região sudoeste do estado, a 300 km da capital Campo Grande, é lá que estão alguns pontos turísticos famosos da região Centro Oeste, como a Gruta do Lago Azul, a Serra da Bodoquena e o Aquário Natural.

Goiás

Pouco explorado para o turismo, Goiás tem um charme peculiar. Diversos tipos de passeios podem ser feitos na região, como o turismo histórico no Sítio Arqueológico Toca da Onça e no Sítio Arqueológico do Manoel.

O turismo cultural também ganha espaço com atrações como a Feira Hippie de Goiânia, que acontece aos domingos e é considerada a maior da América Latina, e o Povoado Kalunga do Engenho II – onde é possível conhecer mais sobre a cultura quilombola.

Já os fãs do ecoturismo não podem deixar de viajar para Formosa, a 280 km de Goiânia, capital do estado. Lá é possível encontrar locais como o Recanto das Cachoeiras – com duas quedas de aproximadamente 25m – a Caverna Escaroba – perfeita para a prática de rapel – e o Buraco das Andorinhas, um complexo de grutas com 250 metros de profundidade onde corre um rio de água fresca e cristalina.

Brasília – Distrito Federal

Encontre passagens baratas para Brasília, no Distrito Federal

Quem prefere um turismo mais urbano não pode deixar de conhecer Brasília, no Distrito Federal. Os apaixonados por arquitetura, por exemplo, devem incluir no roteiro as famosas obras de Oscar Niemeyer, como a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada.

Outro passeio bacana é um tour pelos museus do Distrito Federal, que concentra alguns dos maiores espaços destinados à memória do Brasil. Em Brasília é possível encontrar o Memorial Juscelino Kubitschek, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu Nacional de Brasília, repletos de arte e história brasileira.

Qual estado da Região Centro Oeste você quer conhecer primeiro? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Globo.com, Guia Viagens Brasil, Já Andei por Aí, MundoGEO

assine nosso feed

compartilhar