3 de junho de 2016

São João: Confira as 5 Melhores Festas Juninas no Nordeste do Brasil

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Junho e Julho são meses bons demais da conta, “sô”! Além da temperatura aconchegante e das férias escolares, nesses meses celebramos as festas juninas e julinas, que agitam o Brasil de ponta a ponta, com muita música, dança, brincadeiras e, é claro, as irresistíveis comidas típicas! Se você está pensando em botar o pé na estrada durante as festas de São João, fique por dentro dos melhores destinos do Nordeste para curtir um arraial inesquecível! Confira no post.

  1. São João de Campina Grande – Campina Grande, Paraíba

sao-joao-campina-grande-paraibaConfira aqui passagens de ônibus para Campina Grande

A festa de Campina Grande detém o título de maior São João do mundo e não é à toa: um mês de festa, cerca de 300 barracas, uma estrutura de 42 mil metros quadrados montada no Parque do Povo e o símbolo da festa, a fogueira cenográfica, com 18 metros de altura.

A festa começa no dia 3 junho e vai até o dia três do mês seguinte. Nesse ano, a festa será embalada por nomes como Jorge e Mateus, Elba Ramalho, Gabriel Diniz, Matheus e Kauan, Aviões do Forró e Wesley Safadão. Além de grupos de forró, terão as tradicionais quadrilhas e os padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti.

Não se esqueça de reservar um tempo para conhecer os pontos turísticos da cidade: Sítio Arqueológico do Ingá, Trem do Forró, Galeria de Arte Assis Chateaubriand e o Museu do Algodão.

  1. Forró Caju – Aracaju, Sergipe

forro-caju-aracaju-sergipePassagens de ônibus para Aracaju

O Forró Caju é uma das maiores festas juninas do Nordeste a festividade que ocupa Aracaju durante o mês de junho – esse ano a festa vai do dia 18 a 29 de junho.

Segundo a programação divulgada pelos organizadores, a festa irá rolar até tarde, com shows programados para 2 horas da madrugada. Dentre os artistas confirmados, estão as bandas Limão com Mel, Calcinha Preta, Edson e Hudson, Aviões do Forró, Saia Rodada e Wesley Safadão, que encerra a última noite de festa.

Reserve alguns dias para passear por Aracaju e conhecer pontos como o Museu da Gente Sergipana, Museu do Homem Sergipano, Monumento aos Formadores de Nacionalidade, Colina e Igreja Santo Antônio, Centro Histórico de Aracaju, Oceanário de Aracaju e as belas praias da cidade.

  1. São João de Caruaru – Caruaru, Pernambuco

sao-joao-caruaru-pernambucoConfira aqui passagens de ônibus para Caruaru

A cidade de Caruaru, em Pernambuco, é famosa por sediar uma das festas de São João mais tradicionais e famosas do Brasil. Durante o mês de junho, bandeirinhas coloridas invadem a cidade, que recebe visitantes do país inteiro para celebrar a festa junina.

Em 2016 a festança começa no dia 4 de junho e só termina no fim do mês, no dia 29 de junho. A cantora Elba Ramalho fará o show de abertura e Bell Marques encerrará os festejos juninos, nesse meio tempo a cidade receberá shows de Luan Santana, Aviões do Forró, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, entre outros artistas.

Além de curtir a festa junina de Caruaru, os visitantes poderão participar das festas com comidas gigantes, que acontecerão no mesmo período, e visitar os pontos turísticos da cidade, como o Monte do Bom Jesus, Feira de artesanato, Estação ferroviária, Casa-museu Mestre Vitalino, Memorial Mestre Galdino, Museu do Cordel e a Casa de Cultura José Condé.

  1. Mossoró Cidade Junina – Mossoró, Rio Grande do Norte

cidade-junina-mossoro-rio-grande-nortePassagens de ônibus para Mossoró

No Rio Grande do Norte a melhor festa de São de João acontece em Mossoró!  A comemoração acontecerá do dia 4 ao dia 26 de junho, contando com diversas atrações musicais nacionais, como Victor e Léo, César Menotti e Fabiano, Chicabana, Simone e Simaria, Dorgival Dantas, Aviões do Forró e Solteirões do Forró.

Para completar a festa, haverá celebrações religiosas e o tradicional espetáculo “Chuva de Bala”, em homenagem aos Mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.

Aproveite sua estadia para conhecer os principais pontos turísticos da região, a Catedral de Santa Luzia, Ponte Ferroviária, Biblioteca Municipal Ney Pontes, Museu do Petróleo e o Museu Municipal Lauro da Escóssia.

  1. São João do Maranhão – São Luís, Maranhão

sao-joao-maranho-sao-luisConfira aqui passagens de ônibus para São Luís

Em São Luís do Maranhão a festa junina é marcada pelo Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Quadrilha e outras manifestações culturais, típicas do estado. Durante o mês de junho, diversos arraiais serão montados pela cidade, desde pequenas reuniões de bairros a grandes eventos em praças.

Entre uma festa e outra, não deixe de conhecer o Centro Histórico de São Luís e as praias da região.

Já sabe onde você vai pular fogueira esse ano? Conte para gente nos comentários!

Imagens: Caixa, Turismo Sergipe, Viaje Aqui, Guia da Boa e Cosesma.

assine nosso feed

compartilhar