29 de novembro de 2015

Cidades para Visitar Saindo de Belo Horizonte

Por: 

Quero Passagem

Categorias

Vive em Belo Horizonte ou está na cidade a passeio? Então aproveite para conhecer Minas Gerais a partir de sua capital e, acredite, depois dessa viagem você certamente sairá cantando o hino do estado: oh, Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais!

barbacena-minas-geraisBarbacena

A cidade de Barbacena, a 170 km de Belo Horizonte, se destaca no mercado nacional pela produção de rosas; ao percorrer a BR-40 é possível observar os galpões e estufas, onde elas são cultivadas, e as pequenas barracas, onde são vendidas por um preço amigável. A Festa das Rosas, realizada em outubro, deixa a cidade ainda mais florida.

Além disso, Barbacena abriga diversos edifícios históricos, muitos deles no estilo colonial ou barroco, como é o caso da Câmara Municipal, Museu Municipal, Solar dos Andradas, os sobrados Olinto de Magalhães, dos Vidigal e Paolucci, e as igrejas Matriz de Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora do Rosário.

juiz-de-foraJuiz de Fora

Juiz de Fora está localizada a 283 km a sudeste de Belo Horizonte. Atualmente, a cidade é um importante polo educacional da Zona da Mata mineira, por sediar instituições federais, como a Universidade Federal de Juiz de Fora e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Quando o assunto é turismo, JF também se destaca, especialmente pelas construções históricas, como a Academia do Comércio, Associação Comercial, Casa de Cultura, Catedral Metropolitana, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, Cine-Theatro Central, Fórum da Cultura e Palacete Santa Mafalda. Afastando-se um pouco do centro, também é possível encontra grandes belezas, como o Morro do Imperador, o Parque da Lajinha e a Usina de Marmelos Zero.

lavras-mgLavras

A posição geográfica de Lavras é privilegiada, a cidade se conecta a Belo Horizonte (230 km) e a São Paulo (370 km), pela BR-381; e ao Rio de Janeiro (420 km) pela BR-265.

Em Lavras, o turista poderá conhecer a Casa da Cultura, Instituto Gammon e a Igreja do Rosário, entre outras atrações culturais e históricas. Quem quiser desfrutar da natureza, não irá se decepcionar: o Parque Florestal Quedas do Rio Bonito é uma reserva florestal com cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e uma estrutura completa para receber os visitantes (pedalinhos, playground, restaurante, mirante, tirolesa e arvorismo). A Serra do Campestre ou da Bocaina, proporciona uma ampla visão da região, inclusive de cidades vizinhas a Lavras.

muriae-mgMuriaé

Com pouco mais de 100 mil habitantes, Muriaé é o destino ideal para quem viaja em busca de tranquilidade e contato com a natureza. As cachoeiras do Rio Preto e da Fumaça são próprias para banho e fazem o maior sucesso no verão. Além disso, é possível realizar caminhadas ou simplesmente contemplar a natureza e relaxar. No Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, os desníveis naturais do relevo são perfeitos para a prática de esportes e o rico ecossistema, um deleite para os olhos. Tudo isso a 313 km de Belo Horizonte.

ouro-preto-mariana-mgOuro Preto

A arquitetura colonial bem conservada de Ouro Preto faz com que a cidade seja considerada um verdadeiro museu a céu aberto, reconhecido pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade – inclusive, foi o primeiro sítio brasileiro a receber esse título. As igrejas são um espetáculo a parte: a Matriz do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Nossa Senhora do Carmo, a Capela do Padre Faria e, é claro, a de São Francisco de Assis. A Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos, o Teatro Municipal e a Rua Conde de Bobadela completam essa viagem no tempo, localizada a apenas 96 km de Belo Horizonte.

Outro municípios mineiros que podem ser facilmente visitados a partir de Belo Horizonte são Divinópolis, Frutal, Governador Valadares, Heliodora, Honorópolis, Leopoldina, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Três Corações, Uberlândia, Uberaba e Varginha.

Imagens: Barbacena Notícias, Theatro Central, Quedas do Rio Bonito, Guia Muriaé e Brasil.gov.

assine nosso feed

compartilhar